sábado, 5 de março de 2022

USO DE PARAMENTOS MAÇÔNICOS FORA DE LOJA

Em 01/09/2021 o Respeitável Irmão Eduardo Lopes Albuquerque, Loja Acácia de Boa Vista, sem mencionar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Boa Vista, Estado de Roraima, apresenta a pergunta seguinte:

 

USO DE PARAMENTOS FORA DE LOJA

 

Atualmente ocupando o cargo de 1º Vigilante, gostaria de esclarecimentos quanto ao uso de paramentos no evento de hasteamento da Bandeira realizado em área externa ao Templo.

CONSIDERAÇÕES.

Genericamente nada existe, em termos de legislação maçônica, que proíba o uso de paramentos maçônicos em eventos maçônicos que venham a ocorrer fora de Loja,
isto é, em ambiente não coberto.

É possível conferir isso em gravuras e fotos consagradas onde maçons são vistos paramentados participando de desfiles cívicos, hasteamento de bandeiras e outras atividades pertinentes em ambiente outdoor.

No que concerne ao sigilo e os paramentos, não há nenhum segredo que proíba a exposição deles em público, desde que o seu uso se dê com critério e em atividades que justifiquem tal prática. Em síntese, não é uma liberação geral, mas nas oportunidades em que a ocasião justificar.

Em linhas gerais, essas considerações se referem à legislação do GOB já que na sua questão não me foi informada a sua Obediência.

Em não sendo a sua Loja do GOB, acho prudente também consultar nos regulamentos da sua Potência.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário