quinta-feira, 24 de março de 2022

EX-VENERÁVEL MESTRE E MESTRE INSTALADO. AMBOS A MESMA PESSOA

Em 10.09.2021 o Respeitável Irmão Ailton Cal de Brito, Loja Deodoro da Fonseca, 1.508, sem mencionar o Rito e a Obediência, Oriente de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, formula a questão seguinte:

 

O MESTRE INSTALADO E O EX-VENERÁVEL.

 

Minha dúvida é: “EX-VENERÁVEL e EX-RESPEITABILÍSSIMO” não me soa bem pronunciar estas palavras, visto que VENERÁVEL, como nos ensina alguns dicionaristas, é uma pessoa que merece ser adorado ou venerado; digno de veneração; respeitável; honesto; que se deve reverenciar ou respeitar, etc... RESPEITABILÍSSIMO, superlativo absoluto sintético, segundo Michaelis: Extremamente respeitável. Que é excessivamente respeitável; merecedor de respeito; grande, formidável, importante, etc...

É comum ouvir, em algumas Lojas, o tratamento de EX-VENERÁVEL ou EX-RESPEITABILISSIMO. Como conhecemos, “EX” antecedendo algumas palavras, nos condu
z a entender que não é mais tudo o que acima narramos, alguém que anteriormente merecia tais títulos ou adjetivos tornando-se, agora, desrespeitado, desonesto, desonrado, indigno,  tirado de, para indicar que uma pessoa deixou de ser algo: ex-amigo etc... Nosso RGF, não contempla a palavra Ex-Venerável, traduz sim, como MESTRE INSTALADO (1ª Faixa), a quem ocupou o cargo de Venerável Mestre de uma Loja Maçônica. Na página 71 do Ritual do Grau de Aprendiz do REAA e no Ritual do Grau de Companheiro a fls, 87, a palavra Ex-VVen
é grafada, no entanto entendo haver equívoco. No Ritual de Mestre está grafada como Mestre Instalado Assim sendo, melhor seria o tratamento como Mestre Instalado e não como ex-Venerável ou Ex-Respeitabilíssimo.

Assim, espero seu pronunciamento sobre esta dúvida.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Vamos antes colocar as coisas nos seus devidos lugares. O tratamento de
Venerável Mestre para o Mestre Maçom que foi empossado na cadeira de dirigente de uma Loja Maçônica é um tratamento consagrado na Moderna Maçonaria.

Assim, um Venerável Mestre é o dirigente regularmente eleito para um determinado tempo (um ou dois anos), isto é, conforme o que determina o regulamento da Obediência a que ele pertence.

Em linhas gerais o titular está Venerável Mestre por um tempo constitucional. Deixando o cargo ele por certo será o Ex-Venerável Mestre.

Na França, de onde advém o REAA, originalmente Instalação é simplesmente a posse de um Mestre Maçom eleito para dirigir a Loja.

Na Inglaterra, onde é original a cerimônia de Instalação, não há esse tratamento de Mestre Instalado. Na Moderna Maçonaria anglo-saxônica, o dirigente maior ao assumir o cargo é conhecido como Worshipful Master (Venerável Mestre). Cumprido o seu tempo, deixando-o, ele é o Past Master (Mestre Passado), sendo o mais recente tratado de Immediate Past Master (Mestre Passado Imediato).

De fato, na Maçonaria anglo-saxônica não é nada comum o tratamento Ex-Venerável, assim como também não é o de Mestre Instalado, como geralmente ocorre na Maçonaria brasileira.

A despeito desses comentários, o termo mais apropriado por aqui deveria ser mesmo o de Mestre Maçom Instalado, já que esse é um título distintivo dado àquele que, depois de eleito, foi por tempo regimental o dirigente maior de uma Loja Maçônica.

Desse modo, na Maçonaria brasileira o tratamento de Mestre Instalado acabou corriqueiro para todos os Mestres Maçons ex-Veneráveis.

Em linhas gerais os titulados Mestres Instalados possuem paramentos parecidos com o do Venerável Mestre, ocupam o Oriente e em algumas Obediências, a exemplo do GOB, são autoridades maçônicas inscritas na faixa 01.

No que diz respeito a utilização do prefixo "ex", quando unido por um hífen, o mesmo designa que o nome indicado na sequência deixou de ser aquilo que era. Nesse caso sem nenhuma intenção de desrespeitar, macular ou denegrir o titular que deixou o cargo.

Mestre Instalado é um título honorífico dado a todos os ex-Veneráveis. Nesse
caso, o Mestre Instalado é um ex-Venerável e vice-versa.

Alerta-se que Mestre Instalado não é grau maçônico.

Com relação ao uso do superlativo “Respeitabilíssimo”, ele é notadamente consagrado como tratamento do Venerável Mestre em Câmara do Meio, posto que todos os presentes nos trabalhos de 3º Grau possuem plenitude maçônica alcançada pela exaltação ao Grau de Mestre Maçom que é o ápice iniciático no simbolismo.

Graças a isso é que principalmente na Maçonaria Latina todos os Mestres Maçons em Câmara do Meio (Loja de Mestre) são tratados como Veneráveis Irmãos. Respeitando a hierarquia das Luzes da Loja, em Loja de 3º Grau, o Venerável Mestre é o “Respeitabilíssimo Mestre” e os seus auxiliares imediatos, os Vigilantes, são os “Venerabilíssimos Vigilantes”. Os demais Mestres são os “Veneráveis” Irmãos.

Não é comum o costume de chamar o ex-Venerável de ex-Respeitabilíssimo, pois isso seria um excesso de preciosismo já que nesse contexto não há generalização de nenhum tratamento se utilizando do prefixo “ex” para os demais cargos.

Qualquer especulação nesse sentido é contraditória aos nossos usos e costumes. Assim o tratamento de ex-Venerável não traz nada de depreciativo e desrespeitoso, podendo perfeitamente ser utilizado em consórcio com Mestre Maçom Instalado, ou simplesmente Mestre Instalado.

Quantos aos superlativos Venerabilíssimo e Respeitabilíssimo, esses somente são utilizados em Lojas de 3º Grau. No tocante ao prefixo “ex” antes desses superlativos não é prática usual e nem recomendadas nesse contexto.

Concluindo, destaco que o termo ex-Venerável é de uso consagrado, principalmente na Maçonaria latina. Portanto, não se justifica o seu banimento só por não se apresentar descrito no Regulamento Geral dessa ou daquela Obediência Lembro que a boa parte da história da Maçonaria foi construída sobre tradições, usos e costumes que, às vezes, são imemoriais e universalmente aceitos.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário