quinta-feira, 17 de março de 2022

PAVIMENTO MOSAICO NA MODERNA MAÇONARIA

Em 09.09.2021 o Respeitável Irmão Ordálio Frizzo Júnior, Loja Saldanha Marinho, 1.601, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, faz a seguinte pergunta:

 

PAVIMENTO MOSAICO

 

Peço mais uma vez a gentileza de me ajudar com uma dúvida. A pouco tempo em uma conversa com um dos nossos Irmãos sobre o pavimento mosaico fui surpreendido com um comentário que o pavimento deveria ter um número certo de peças e este número 108. Particularmente nunca havia ouvido referência a quantidade de peças brancas e pretas que deveriam compor o pavimento, apenas sobre a posição das peças para o REAA.

Pergunto: Existe de fato alguma orientação quanto ao número de peças brancas e pretas ou alguma referência simbólica nisso?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Antes alguns comentários pertinentes ao Pavimento Mosaico na Moderna Maçonaria que se fazem necessários.

Esse elemento simbólico – o Pavimento Mosaico - é mencionado em muitos rituais maçônicos - não todos - como um dos Ornamentos da Loja de Aprendiz. No caso do GOB isso pode ser constatado na segunda instrução do Ritual de Aprendiz, REAA em vigência, página 175 e na página 22 in 1.3.2 - Planta do Templo, por exemplo.

Vale mencionar que o Pavimento Mosaico (mosaico de Moshé = Moisés) não é um símbolo unânime e tradicional na Maçonaria em geral, pois, como dito, muitos ritos maçônicos e mesmo rituais nem mesmo fazem menção a esse ornamento, ou elemento simbólico.

No REAA ele acabou ingressando no simbolismo por volta do século XIX na França, destacando que no primeiro ritual do simbolismo desse rito, o de1804, o Pavimento nem mesmo era mencionado.

Atualmente no REAA o Pavimento Mosaico é consagrado como parte integrante do seu corolário simbólico e sua ocupação como pavimento deve se dar rigorosamente sobre todo o piso ocidental da sala da Loja, inclusive no Átrio.

Ainda em relação ao REAA, o Pavimento Mosaico se apresenta disposto de forma oblíqua. Assim, a disposição do piso com quadrados brancos e pretos assentados diagonalmente servem como medidas regulares (distância) para orientar os passos do Grau. Nesse caso, as interseções (cruzamentos) das suas linhas oblíquas simulam sobre o piso a
posição dos pés quando colocados em esq
uun pelos cc (ângulo interno aberto para a frente).

Devido a isso, é aconselhável que cada elemento branco e preto que constitui o piso, nesse caso tenha a dimensão aproximada de um passo (entre as interseções das juntas). Estabelece-se uma distância mediada entre cada passo dado pela união dos cc na execução da Marcha do Aprendiz no REAA.

No que diz respeito ao seu simbolismo, alegoricamente o Pavimento Mosaico (Quadriculado) representa no REAA um segmento da superfície da Terra sobre o equador. É o caminho das pedras lavradas por onde se desloca o Iniciado em direção à Luz.

O Pavimento Mosaico é de origem sumeriana e em Maçonaria é composto por quadrados brancos e pretos. Em linhas gerais é um dos emblemas de harmonia social, destacando que apesar da diversidade de credos, cores, raças e religiões entre os que habitam a superfície da Terra, nela deve existir a mais perfeita harmonia. Em analogia aos trabalhos maçônicos que se dão sobre o piso da Loja na Moderna Maçonaria, o Pavimento sugere a conformidade que deve imperar entre os operários nos trabalhos da Oficina.

Sob a influência especulativa do Hermetismo na Moderna Maçonaria o Pavimento pressupõe os princípios existenciais da dualidade e do antagonismo – equilíbrio dos contrários (harmonia). Um se define pela existência do outro. Exemplo: o bem e o mal, o preto e o branco, o calor e o frio, etc.

Ainda sobre o Pavimento Mosaico, conta-se que esse pavimento quadriculado recebeu o nome de Mosaico por estar relacionado à lenda em que, durante o Êxodo, Moisés decorou o chão do Tabernáculo (templo portátil dos hebreus durante sua peregrinação pelo deserto) com pequenas pedras coloridas.

Sob o aspecto etimológico da palavra, o saudoso Irmão José Castellani nos conta que o vocábulo “mosaico”, se usado como substantivo, determina um pavimento feito de pequenas pedras, cuja disposição das suas cores dava a aparência de desenhos. Se usado como adjetivo refere-se a Moisés, por extensão ao judaísmo.

O termo Pavimento Mosaico é também conhecido na Maçonaria como Pavimento Quadriculado. Essa referência, de forma generalizada pode ser encontrada em antigos catecismos e manuscritos maçônicos. Cito como exemplo “Chackered Flooring” - A Beautiful Floor of the Lodge.

Conforme os costumes e práticas maçônicas (ritos e rituais) o Pavimento Mosaico pode ser encontrado tanto na forma oblíqua, quanto na de um tabuleiro de xadrez, podendo aparecer desenhado em muitos painéis de Loja, em pisos de templos maçônicos, em estandartes e mesmo em tapetes assim manufaturados.

A respeito da sua questão propriamente dita, a quantidade de elementos quadrados brancos e pretos que constituem o Pavimento Mosaico na Maçonaria, não existe. Ilações nesse sentido não passam de meras especulações que nada constroem, senão o de edificar fantasias. Essa do número de 108 peças então é puro fruto de imaginação.

Salvo a recomendação de que no piso dos Templos cada quadrado tenha a medida aproximada de um passo (principalmente no REAA), a quantidade total de elementos brancos e pretos que compõem o piso depende do tamanho da superfície do espaço da sala da Loja. O resto é mera invenção.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário