quarta-feira, 9 de março de 2022

REAA - SINAL, BATERIA E ACLAMAÇÃO - DO SINAL PARA A BATERIA

O Respeitável Irmão Emerson Cesar Vaccaro, Assessor do Gabinete do Grão-Mestre Geral, Loja Pilar da Arte Real, 3677, REAA, GOB, Oriente de Pilar do Sul, Estado de São Paulo, apresenta as dúvidas seguintes:

 

DO SINAL PARA A BATERIA

 

Tomei a liberdade de pedir seu apoio como grande sábio do REAA para dirimir algumas dúvidas.

1 - Quando estamos no sinal de ordem e precisamos fazer a bateria do grau, o correto é: a) desfazer o sin, levando a m até o o d, descender o braço sobre o corpo e depois fazer a bateria do grau. b) retira a mão direita da g e já faz a bateria do grau.

2 - Vi sua postagem desta semana no Facebook sobre as novas orientações do Mestre


Maçom que estão no SOR e que devemos implantar imediatamente. O mesmo se aplica aos demais orientações publicadas no SOR dos graus de Aprendiz Maçom e Companheiro Maçom?

3 - Existe alguma previsão para emissão de novos rituais que contemplem estas novas orientações?

Amanhã com certeza estarei assistindo sua palestra.

 

CONSIDERAÇÕES

 

1 - Quando dessa passagem ritualística na abertura dos trabalhos o procedimento é o que está indicado no Sistema de Orientação Ritualística do 1º e 2º Grau, isto é, nessa oportunidade, antes de executar a Bat não se volta ao Sinal de Ord. Explica-se: faz-se o Sin Pen e, sem voltar ainda ao Sin de Ord, coloca-se primeiro a m esq espalmada à frente - que fica parada - e nela se dá com a m dir as ppanc do Grau – depois volta-se à Ordem. Notadamente, em se estando com o Sin de Ord composto, em nenhuma condição ele é desfeito se não pelo Sin Pen respectivo, isto é, não se desfaz o Sin diretamente sem antes completa-lo pela pen simbólica (vide explicações no Cobridor do Grau – SOR, Aprendiz). Dada a essa regra ritualística é que na ocasião mencionada (antes da Bat), não se volta à Ordem naquele momento, mas imediatamente prepara-se o gestual para a execução do aplauso pela Bat.

2 – O Sistema de Orientação Ritualística, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral é para aplicação imediata nos rituais dos três graus simbólicos. Destaco que o guardião dos Rituais do GOB é o Grão-Mestre Geral.

3 – Creio que em breve o Soberano Grão-Mestre autorizará as novas edições e, certamente nelas estarão inseridas todas as correções e orientações previstas pelo SOR.

Concluindo, os rituais por muito tempo vêm sendo editados com vícios e equívocos. O Sistema de Orientação Ritualística busca assimilar e justificar as práticas antes de uma nova edição. Esse é o principal objetivo do SOR, ou seja, justificar e ensinar a ritualística para que o maçom saiba dos porquês do Rito e da sua liturgia maçônica. A estrutura dos rituais permanecerá a mesma, contudo, aperfeiçoada.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário