terça-feira, 1 de março de 2022

O ÚLTIMO DEGRAU DO SÓLIO

Em 26.08.2021 o Respeitável Irmão Elóis Rodrigues, Loja Flor da Acácia, 3.894, REAA, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, formula a seguinte questão.

 

DEGRAUS DO SÓLIO

 

Mestre de Cerimonias, Hospitaleiro ou Primeiro Diácono podem subir o último degrau do Venerável Mestre, ou devem parar no segundo degrau?

Ouvi de um Mestre Instalado que o último degrau do sólio é destinado somente a Mestres Instalados ou ao 1º Vigilante quando substitui o Venerável Mestre.

É correto?

 

COMENTÁRIO.

 

Pois é, muitas vezes o ritualista fica meses estudando e produzindo orientações fundamentadas para instruir os Irmãos e de repente, do nada, quando menos se espera, surge uma pérola do absurdo como essa.

Ora, obviamente que não existe nada disso, senão um puro produto de invencionice.

Se assim estivesse determinado na liturgia certamente que tal prática apareceria orientada no ritual em vigência - o que me parece não ser o caso.

Seguramente que o Diácono sobe os três degraus em direção ao sólio e ali se coloca para receber a palavra do Venerável. Ambos ficam em pé sobre o mesmo plano. Assim também o faz o Hospitaleiro e o Mestre de Cerimônias quando no exercício do seu ofício. Do mesmo modo acontece
com outro Irmão que porventura para lá necessite se dirigir (na prova da Taça Sagrada, por exemplo).

Nada, mas nada mesmo, em termos de REAA está previsto no sentido de que no nível do 3º degrau do sólio somente podem ingressar Mestres Instalados, ficando os demais no 2º degrau.

É preciso avisar o autor dessa pérola que o título honorífico de Mestre Instalado (que não é Grau), no rigor da tradição, nem mesmo é original no REAA. Essa prática que envolve Instalação e a figura do Mestre Instalado só veio aparecer no GOB a partir de 1968 (o REAA é muito mais antigo do que isso).

Tudo bem, se a pratica de instalação de Venerável e a figura de Mestre Instalado se consagrou no GOB, e genericamente virou uma prática consuetudinária, então vamos acatá-la e respeitá-la, contudo não vamos fazer dela um artifício para inventar práticas inapropriadas como essa de não subir o último degrau do sólio aquele que não seja Mestre Instalado.

Finalizando e reiterando que nada disso existe no REAA, destaco que o SOR - Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA, instituído pelo Decreto 1784/2019 do Soberano Grão-Mestre Geral, também não menciona nada inerente a esse absurdo, portanto, basta seguir as orientações e o ritual em vez de se ficar inventando procedimentos ritualísticos inapropriados.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR,2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário