quinta-feira, 31 de março de 2022

ESTANDARTES ARVORADOS NO ORIENTE DA LOJA

Em 15.09.2021 o Respeitável Irmão Josnei Franzoi, Loja Fé e Trabalho, 635, Cruz da Perfeição Maçônica, REAA, GOB-PR, Oriente de Rio Negro, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

ESTANDARTES ARVORADOS

 

No Templo de minha Loja trabalha mais uma Loja, o rito é o mesmo, REAA.

Durante as Sessões, mesmo trabalhando somente uma Loja, mantém-se aberto e exposto o
s dois estandartes das duas Loja.

Minha pergunta é a seguinte:

Trabalhando somente uma Loja, é correto usar os dois estandartes abertos?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A bem da verdade, originalmente, nos primórdios do Rito, o estandarte era arvorado dentro do recinto assim que a Loja fosse declarada aberta na forma da liturgia e da ritualística.

Nesse momento o Porta-Estandarte, que trazia o estandarte enrolado, desfraldava-o e o colocava hasteado no respectivo mastro no Oriente que ali permanecia enquanto a Loja (corporação maçônica) estivesse aberta. Encerrados os trabalhos, o Estandarte era recolhido do mastro e novamente enrolado.

Infelizmente, salvo em raras exceções, essa prática caiu em desuso e não é mais adotada. Na atualidade o costume é de que o estandarte da Loja permaneça arvorado, estando a Loja trabalhando ou não.

Graças a isso é que às vezes vemos em templos utilizados por várias Lojas alguns estandartes desfraldados no Oriente durante os trabalhos específicos de uma Oficina. Isso de fato é um contra-senso, pois apenas deveria estar hasteado o estandarte pertinente à Loja que está aberta, exceto se estiverem trabalhando Lojas incorporadas, ou mesmo estejam presentes Lojas visitantes que tenham ingressado formalmente. Nesse caso os seus Estandartes devem estar presentes e arvorados na sessão.

Desse modo, entendo que só deve estar arvorado o estandarte pertinente à Loja em trabalho ou, se for o caso, os das Lojas incorporadas, ou ainda o(s) de Loja(s) em visita formal. Seria então de bom alvitre que após o encerramento dos trabalhos o estandarte fosse recolhido e guardado para, seguindo os costumes atuais, ser arvorado sem formalidades antes do início da próxima sessão.

Vale ainda lembrar que formalmente uma Loja visitante ingressa em comitiva depois da abertura dos trabalhos da Loja visitada tendo à frente o seu Venerável Mestre seguido do Irmão Porta-Estandarte (conduzindo o estandarte arvorado) e dos demais Irmãos conforme prevê o Ritual em vigência do REAA, 1º Grau, página 71, 2.8 Recepção de Lojas.

Nesse caso, durante os trabalhos, mais do que um estandarte estará arvorado no Oriente – o da Loja anfitriã e o(s) da(s) visitante(s). Se o caso for o de Lojas incorporadas, onde ambas ingressam juntas para a abertura dos trabalhos (vide página 71 do ritual acima mencionado), os respectivos estandartes estarão hasteados no lugar devido antes da abertura dos trabalhos.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

MAR/2022

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário