sexta-feira, 4 de março de 2022

QUITTE-PLACET - FILIAÇÃO E REGULARIZAÇÃO

O Irmão Lucas Batista, Aprendiz Maçom da Loja Cavaleiros do Setentrião, nº 03, REAA, GLOMAP (CMSB), Oriente de Macapá, Estado do Amapá, apresenta a seguinte questão.

 

FILIAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE MAÇOM

 

Vi um artigo que você publicou sobre QUITTE PLACET.

Sou militar, e aprendiz. Em breve serei transferido, e possivelmente para Blumenau-SC, visto que saí daí e minha esposa é da cidade.

Minha dúvida: Solicitarei o mencionado documento com objetivo de me filiar em uma Loja da nova cidade. Fui informado que tem validade de 1 ano. Qual a diferença da regularização até o fim do prazo do documento? E se passar de 1 ano e eu ainda não estiver regularizado em nenhuma loja?

Desde já, agradeço. Forte abraço!

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Quanto à validade de um ano do Quitte-Placet é preciso consultar o Regulamento da sua Obediência, no caso a Grande Loja do Estado do Amapá para confirmar esse prazo. No GOB, por exemplo, a validade é de 180 dias (seis meses).

Em linhas gerais esse processo funciona assim: o portador de Quitte-Placet
dentro do prazo de validade, desejando retornar às atividades maçônicas pode pedir sua “filiação” a uma Loja da Obediência (Potência Maçônica) que expediu o documento.

Assim, conforme as regras da Obediência, o portador pede à Loja escolhida a sua filiação. Aprovada, ele será recebido numa cerimônia de Filiação conforme o respectivo ritual.

No caso de o Quitte estar vencido, o retorno do obreiro depende de um processo de “Regularização” que se processa conforme as regras regulamentares, podendo, inclusive, o solicitante passar por sindicância e outros afins pertinentes ao processo. Concluídos os trâmites, a regularização se dá mediante cerimônia de Regularização prevista no ritual.

No caso de pedido de Regularização em outra Obediência, o processo segue conforme as regras regulamentares e regimentais da Obediência que acolherá o obreiro.

De tudo o mencionado, destaco que é obrigação do Orador da Loja, ou do respectivo representante do Ministério Público Maçônica (ritos que não possuem o cargo de Orador) passar oficialmente as informações necessárias àqueles que delas necessitem.

Salvo melhor juízo, os procedimentos para Filiação e Regularização geralmente seguem a mesma linha de conduta nas três Obediências regulares brasileiras, contudo, podem existir diferenças entre as Constituições e Regulamentos Gerais do GOB, CMSB e COMAB. Assim, esses comentários são de certo modo genéricos e não os tome com laudatórios.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.bogspot.com.br

 

 

MAR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário