quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

COBRIDOR INTERNO NO REAA - DE ONDE ANUNCIA

Em 05/07/2021 o Respeitável Irmão Fernando Rodrigues, Loja Virtude e Bondade, nº 146, REAA, GOB-AL, Oriente de Maceió, Estado de Alagoas, formula a pergunta seguinte:

 

COBRIDOR INTERNO

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre a pergunta que fiz anteriormente, ligada ao assunto do uso do Balandrau. Contudo, uma nova dúvida me surgiu, agora sobre a função do Cobridor na abertura dos trabalhos.

    Após verificação de cobertura do templo, reingresso e pancadas na porta, para anunciar que o templo está coberto ele precisa passar para a Coluna do Norte ou deve anunciar estando ele mesmo na Coluna do Sul para o 1º Vigilante que está na Coluna do Norte?

2.    Se for necessário passar para a Coluna do Norte próximo ao 1º Vigilante para fazer o anúncio, em seguida ele precisa fazer a volta por trás do painel do grau obedecendo a circulação para voltar ao seu lugar?

3.  Quando retardatários batem na porta do templo o Cobridor deve anunciar ao 2º Vig.'. para
que ele anuncie ao 1º Vig.'.? Ou deve anunciar diretamente ao 1º Vig.'.? E assim sendo, precisa se aproximar da Col
do Norte e fazer a volta no painel para retornar ao seu lugar ou pode anunciar estando no Sul?

Mais uma vez, desde já, muito obrigado pelos esclarecimentos!

 

COMENTÁRIOS.

 

  1. O Cobridor Interno após os procedimentos de verificação, da Coluna do Sul comunica o 1º Vigilante, não havendo necessidade dele se deslocar até o Norte para anunciar. Não existe regra para isso. Note que o 2º Vigilante, ao se comunicar com o 1º faz isso do seu lugar, sem ter que mudar de Coluna para anunciar. É o caso do Cobridor Interno comunicando do Sul o 1º Vigilante que está no Norte.
  2. Como dito na resposta nº 1, ele não precisa ir ao Norte, contudo, apenas a título de exemplo, digamos que a situação assim exigisse, o Cobridor Interno, estando no Norte, para retornar ao Sul passa pelo espaço entre a retaguarda do Painel e o limite com o Oriente (circulação). Como previsto no SOR – Sistema de Orientação Ritualística, as circulações horárias no Ocidente se iniciam a partir do momento em que o Venerável Mestre, solicita ajuda dos Irmãos para abrir a Loja (página 44 do Ritual de Aprendiz, REAA - IIr, ajudai-me a abrir a Loja).
  3. O Cobridor Interno, atendendo a presença de um retardatário no Átrio (não havendo Cobridor Externo), comunica do Sul diretamente o 1º Vig sem a necessidade de primeiramente comunicar o 2º Vig. O diálogo se dá entre o Cobridor Interno e o 1º Vigilante porque ambos, mesmo em colunas distintas, se colocam em Loja no extremo do Ocidente – um a sudoeste e outro a noroeste.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

2 comentários:

  1. Aí eu questiono: se a Sessão estiver em andamento e alguém bater maçônicamente, o Cobridor Interno irá se deslocar à porta para verificar quem o seja e aí comunica, ele, ao Venerável ou o faz ao 1o Vigilante? TFA, Regimar de Lucena, C.'. M.'., Priorado de Sião 4499, RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ele não abra a porta. Dá a batida universal de Aprendiz que significa que o retardatário deve esperar. Quando o momento for propício ele comunica que batem maçônicamente na porta. Daí para frente os procedimentos são de verificação. Assim hão havendo batucas na porta é simples o procedimento. O certo é não chegar atrasado pois nenhum ritual decente prevê esse atrapalho para a ritualística.

      Excluir