domingo, 12 de dezembro de 2021

SECRETÁRIO À ORDEM E SINAL DE ORDEM NO 3º GRAU

Em 26.05.2021 o Respeitável Irmão Rodrigo Bessa da Paz, Loja Thomaz Antônio Gonzaga, 3.025, REAA, GOB-RJ, Oriente de Magé, Estado do Rio de Janeiro, apresenta as seguintes questões:

 

ESTAR À ORDEM E SINAL DE ORDEM.

 

1ª Dúvida: Ontem em Loja, tivemos uma observação em que o irmão Orador falou que o irmão Secretário somente na hora da palavra a bem da ordem em geral e do quadro em particular deveria ficar de pé e à Ordem para falar e somente na leitura da Ata e do


Expediente que deveria ficar sentado. Só que em muitas lojas que visitei, nunca vi nenhum secretário ficar de pé.

Foi incumbido a minha pessoa de verificar esta questão e levar para a próxima reunião para sabermos qual é o correto, tendo em vista que no ritual não menciona o fato.

2ª Dúvida: Referente ao Sinal de Ordem no Grau 3.

Eu fui exaltado em novembro do ano passado e como todo recém iniciado pega o ritual e vai estudar. Obtive as seguintes observações:

1º - Na página 30 do grau 3 sobre fazer do lado esq do v destaco este, pois já vi muitos irmãos fazerem na cintura e não formar o esq com o br.

2º - Na página 122 na fala do 1º Vig... q dd o c ao m,..." aí muito Irmão interpreta que o m seria a cint e não o v∴ .Gostaria de tirar essas dúvidas, por gentileza. Desde já, agradeço ao irmão pela atenção e o carinho.

 

 

CONSIDERAÇÕES.

 

No que diz respeito ao REAA, o Secretário fala sentado, salvo nas ocasiões em que o ritual determinar que ele fique em pé (abertura e encerramento dos trabalhos). Infelizmente, nesse caso o Orador está completamente equivocado - inventando regra.

No segundo caso, é preciso deixar os excessos de preciosismo. No Sin de Ord o pol da m dir vai no l e do v(abdome) - usa-se como referência de meio-corpo a mesma altura do umb. O Sin Pen simula a pena simbólica citada na tomada de obrigação. Como movimento simbólico ele não carece de precisão milimétrica. O que mais vale é compreender o significado do Sin Pen do que ficar dando atenção a detalhes irrelevantes. A l horiz somada ao movimento da m dir que cai pelo l dir do c durante o Sin Pen simula o Esq.

Concluí essa semana de dezembro de 2021 todas as orientações para o SOR - Sistema de Orientação Ritualística do 3º Grau, cujo qual está sendo encaminhado para a plataforma do GOB-RITUALÍSTICA amanhã e logo estará à disposição. Esses detalhes no SOR estão bem melhor elucidados.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário