quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

TÁBUA DE DELINEAR - CRAFT

Em 05.07.2021 o Respeitável Irmão Helton Magnus, Loja Cavaleiros de Aço, 3887, Rito de York, GOB-SP, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

 

TÁBUA DE DELINEAR

 

Estou realizando um trabalho sobre o painel do grau de A M, sou M I. No painel aparecem algumas pessoas(anjos), na escada de Jacó. Falo do Rito de York, Ritual de Emulação, GOB.

Podes me ajudar a saber quem são na escada, tem alguns anjos (acho que Gabriel ...) tem uma mulher, ou foram colocados aleatoriamente, somente para ilustrações. Acho que não, mas não consigo achar algo.

Podes me ajudar?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Os personagens religiosos como os anjos mencionados se aplicam provavelmente


mais pelo caráter teísta da Maçonaria anglo-saxônica.

Em linhas gerais, o mais comum na Tábua de Delinear inglesa, é se ver de modo equidistante sobre os degraus da escada em direção ao céu o símbolo das Três Virtudes Teologais - Fé, Esperança e Caridade.

Os personagens angelicais da Tábua no ritual com certeza se associam a essas virtudes, embora não raras vezes elas sejam também apresentas de formas diferenciadas.

De modo clássico, os símbolos das Virtudes Teologais aparecem trazendo a Fé representada por uma cruz, a Esperança por uma âncora e a Caridade por uma mão e um Graal.

Salvo melhor juízo, a figura de anjos na Tábua de Delinear não me parece tão original, mas alguém deve tê-los colocados em alusão a Escada de Jacó, termo esse muito utilizado na Maçonaria inglesa, onde o personagem bíblico Jacó teve um sonho onde se viam anjos que subiam e desciam uma escada que ligava a Terra ao céu. Em síntese é uma alegoria teísta que menciona a relação do homem com a Divindade.

Algumas Tábuas trazem bem delineado no topo da Escada uma Estrela com sete pontas. Exegetas como Theobaldo Varolli Filho se referiam a esse conjunto emblemático como a soma das três virtudes teologais, mais as quatro virtudes da Justiça, Prudência, Temperança e Coragem. Essas últimas representadas pelas quatro borlas que aparecem no canto do quadro – a bem da verdade, nos cantos da Loja. As sete pontas da estrela representam o caminho e o ápice a ser alcançado (3 + 4 = 7).

A despeito dessas considerações, contudo, é preciso se levar em conta as distorções advindas de inúmeras gravuras que acabariam servindo as Tábuas de Delinear. Nesse sentido, é flagrante o aparecimento de diferenças no seu conteúdo.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário