quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SIGNIFICADO DAS COLUNAS QUEBRADAS

Em 02/06/2021 o Respeitável Irmão José Jorge Pedreiro Netro, Loja Solidariedade, 286, REAA, GLESP, Oriente de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, apresenta o que segue:

COLUNAS QUEBRADAS

 

Irmão, boa tarde, procurando por "Coluna quebrada" simbologia cheguei ao blog do Irmão, poderia informar se já apresentou algum estudo sobre o tema?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Em linhas gerais é um símbolo que geralmente apresenta duas colunas truncadas,


ou quebradas, mas que não aparece nos Painéis da Loja do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Salvo melhor juízo, às colunas quebradas viriam aparecer na Maçonaria por volta do segundo quartel do século XVIII e início do século XIX na França adornando principalmente o fundo de pergaminhos, certificados e diplomas ligados à Ordem daquela época.

Na realidade, essas colunas quebradas têm mesmo é estreita ligação com a Lenda do 3º Grau, destacando, contudo, que esse grau somente apareceria no primeiro quartel do século XVIII na Inglaterra.

As colunas quebradas, associadas à lenda hirâmica sugerem a desordem que imperou entre os construtores do Templo com assassinato do Mestre, desordem essa que duraria até a redescoberta da Palavra que fora perdida por ocasião de tão horroroso acontecimento. Assim, as duas colunas seccionadas representam o ambiente tumultuado entre os operários pela perda do Mestre. Esotericamente é a morte do Sol no inverno, época em que a Terra dele fica viúva.

Figuradamente, as colunas quebradas, ou truncadas indicam que toda a sociedade organizada depende de um líder. A sua ausência pode trazer graves consequências, podendo, inclusive, ser um indício do “caos”. Por extensão, a alegoria também representa uma Loja que teve as suas colunas abatidas, ou seja, uma Loja adormecida.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

 

DEZ/2016.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário