quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

TRANSMISSÃO DA PALAVRA ENTRE OS DIÁCONOS, VIGILANTES E VENERÁVEL MESTRE - REAA

Em 30.12.2021 o Respeitável Irmão Carlos Alexandre Almeida, Loja Aristides Lobo, REAA, GOB-PR, Oriente de Jacarezinho, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

TRANSMISSÃO DA PALAVRA NA ABERTURA E ENCERRAMENTO.

 

Tenho uma dúvida na transmissão da palavra na abertura e encerramento dos trabalhos em grau de aprendiz.

Em uma explicação sua em seu blog somente um fala as palavras, já na orientação


ritualística do GOB cada um fala uma letra.

Qual seria o correto?

Um TFA pro senhor que nos ensina muito e espero que em breve possamos receber uma visita sua em nossa Loja centenária que a pouco foi reformada para que abrilhantes nossa seção.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Caro Irmão, isso foi corrigido no Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral que aplica o SOR sobre os rituais até nova edição.

Corrigiu-se porque a transmissão entre os Diáconos e as Luzes da Loja não é telhamento, isto é, não é procedimento para verificação da qualidade de um Irmão. Essa transmissão é feita entre Mestres Maçons, assim não há troca de letras ou sílabas entre os interlocutores.

Essa transmissão que ocorre no REAA é uma reminiscência dos velhos costumes operativos quando eram feitas as aprumadas e nivelamentos dos cantos da obra para o início dos trabalhos (etapa da construção) e para o encerramento, tudo como uma verificação de qualidade dos trabalhos executados.

Assim, se tudo estivesse conforme as exigências da “Arte”, o Mestre da Obra era informado que tudo estava “justo e perfeito”. Nessa condição, ele mandava iniciar os trabalhos no canteiro e, ao final da jornada, ordenava ao seu 1º Vigilante que também os encerrasse, despedindo os obreiros contentes e satisfeitos.

Como atualmente, praticamos uma Maçonaria Especulativa, as literais aprumadas e nivelamentos acabaram sendo substituídas pela transmissão da uma palavra que, estando ela correta, simboliza que tudo está “justo e perfeito”. Assim, na Moderna Maçonaria, no REAA as aprumadas e nivelamentos outrora operativos, hoje simbólicos, ocorrem pela transmissão da palavra sagrada entre o Venerável Mestre, os Vigilantes.

Vale mencionar que no período do ofício, as construções de grandes catedrais, por exemplo, demandavam de um grande canteiro de obras e nele as comunicações entre o Mestre da Obra (atual Venerável) eram feitas por mensageiros, ou oficiais de chão (hoje os Diáconos), que levavam ordens aos Wardens (atuais Vigilantes). Não à toa que permanece até o presente o Nível e o Prumo como joias dos Vigilantes.

Desse modo, por essa breve descrição, nota-se que essa passagem ritualística que ocorre na liturgia do REAA, nada tem a ver com o exame da qualidade de um Irmão (telhamento). Contudo é uma alegoria que lembra nossos ancestrais, os canteiros de ofício da Idade Média.

Essa foi a razão da correção e orientação atualizada, até porque o GOB tem se preocupado em justificar as práticas ritualísticas e não mais simplesmente “empurrá-las” só porque estão escritas. É bom que se diga que numa Instituição que investiga a Verdade, não cabem determinações desencontradas da razão.

Lembro que o SOR - Sistema de Orientação Ritualística colocado na plataforma do GOB RITUALÍSTICA desde 2019 está acima de qualquer manual ou outro semelhante, podendo, inclusive, ser consultado na página oficial do GOB através do CIM, Palavra Semestral e o GOB CARD. Como dito, esse Sistema é amparado por um Decreto do Grão-Mestre Geral que é o único guardião dos nossos rituais no GOB. O Decreto 1784/2019 foi publicado oficialmente no Boletim do GOB em outubro de 2019 para aplicação imediata, podendo ser consultado no GOB LEX. Desde 2019 esse sistema tem o desiderato de orientar, corrigir e explicar as práticas ritualísticas hauridas dos rituais em vigência no GOB

Dando por concluído, vale então a explicação que menciona a não utilização de troca de letras e nem sílabas entre os interlocutores na transmissão da palavra durante a abertura e o encerramento dos trabalhos no REAA.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

Secretário Geral de Orientação Ritualística – GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

DEZ/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário