segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

TRABALHOS PROFANOS E TRABALHOS MAÇÔNICOS - USO DE NOTEBOOK NA LOJA

Em 09.06.2021 um Respeitável Irmão de uma Loja do REAA, GOB-AL, Oriente de Maceió, Estado de Alagoas, apresenta o que segue:

 

NOTEBOOK NA LOJA POR MOTIVOS DE TRABALHOS PROFANOS

 

Trabalho através de uma plataforma de atendimento on-line e preciso levar o notebook comigo para as sessões para que não precise faltar aos trabalhos maçônicos e também no
meu trabalho profano. Nesse caso, utilizar o notebook durante a sessão, para questões de trabalho profano, é permitido?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Caro Irmão, obviamente que isso não pode. Ora, durante os trabalhos maçônicos em Loja aberta é momento para trabalhos maçônicos. Não tem cabimento uma oficina trabalhando e um membro do seu quadro presente (assinou o livro de presença para os trabalhos maçônicos) executando ofício profano no decorrer dos trabalhos dentro da Loja.

Eu diria que isso, por si só, é alguma coisa que beira as raias do absurdo, nem merecendo comentários.

Se o compromisso profano for inadiável e coincidente com o horário da sessão da Loja, simplesmente não se comparece à sessão.

Aliás, se a performance do seu ofício profano exige sua atuação a qualquer hora, lamento dizer que o Irmão deveria ter esclarecido isso no seu processo de admissão e assim teria sido melhor ter deixado a sua iniciação para outra oportunidade.

Em se tratando dos trabalhos maçônicos e profanos, nesse caso é impossível conciliar as duas coisas ao mesmo tempo.

Concluindo, a Loja se sustenta pela dedicação ao trabalho dos seus obreiros, não se admitindo, por isso, que um obreiro seu registre a sua presença e, figuradamente, esteja ausente dos trabalhos.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário