terça-feira, 14 de dezembro de 2021

MAR DE BRONZE - LOCALIZAÇÃO NO TEMPLO DO REAA

Em 27/05/2021 o Respeitável Irmão Claudio Polidório, Loja Caratinga Livre, REAA, GOB-MG, Oriente de Caratinga, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão.

 

LOCALIZAÇÃO DO MAR DE BRONZE

 

Se puder nos ajudar numa "discussão" que está ocorrendo em nossa Loja.

Na nossa Oficina, temos o Mar de Bronze, instalado em frente ao altar do irmão Chanceler, do lado do Mestre de Cerimonias, conforme está no ritual.

Só que na nossa Loja temos um grupo de irmãos estudiosos e aficionados com simbologia e ritualística, e tem uma corrente querendo mudar o Mar de Bronze para atrás do altar do 1º Vigilante que seria seu local adequado conforme previsto na bíblia, o Livro da Lei.

Gostaria de ouvir a opinião do irmão.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A despeito de qualquer interpretação de exegetas, segue-se o que consta no Ritual do REAA em vigência, assim como as suas orientações no SOR - Sistema de Orientação Ritualística do GOB-RITUALÍSTICA coberto pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral.

Vale mencionar que o Templo Maçônico, ou a Sala da Loja não é uma cópia fiel do Templo de Jerusalém. A Maçonaria o adota como uma grande alegoria, com isso menciona, em alguns aspectos elementos que, segundo a Bíblia, pertenciam ao Tabernáculo e posteriormente ao 1º Templo hebraico.

Destarte às interpretações, o Mar de Bronze, no Templo Maçônico do REAA - que não é uma cópia fiel do Templo hebraico - segue sua disposição conforme explicita a Bíblia no Antigo Testamento em Crônicas II e Paralipômenos: “E o mar pôs ao lado direito, para a banda do Oriente, para sudeste – in Bible Gateway, Crônicas II – 4, 10; ainda, “E o mar pôs ao lado direito, para a banda do oriente, para sudeste – in Livro II dos Paralipômenos, IV, 10, Bíblia Sagrada, Velho Testamento, traduzido da Vulgata.

Sob os aspectos históricos que permeiam as descrições bíblicas na época do Rei Salomão, entende-se perfeitamente que a entrada no Templo de Jerusalém era pelo oriente, contudo, o Templo Maçônico não é uma reconstrução do Templo hebraico e nem pode ser compreendido como tal.

Nos templos do REAA, como figura simbólica o grande átrio relaciona-se ao Ocidente da Loja, o Santo ao Oriente e o altar principal (ocupado pelo Venerável) ao Santo dos Santos, contudo, como dito, isso é só uma figura emblemática e não uma reconstrução que obedece a descrição bíblica. Ora, se assim fosse, então a entrada do Templo deveria ser pelo Oriente e não pelo Ocidente. Porém na Maçonaria não é isso que acontece.

Vale mencionar que o primeiro Templo dedicado aos trabalhos maçônicos especulativos é da segunda metade do século XVIII na Inglaterra e teve como inspiração a disposição topográfica interior das Igrejas (entra-se pelo Ocidente) e do Parlamento Britânico (disposição das Colunas do Norte e do Sul e Great Chair).

Assim, nesse contexto, o GOB, para evitar discussões e especulações desnecessárias sob o viés iniciático, adota para os seus templos do REAA a descrição bíblica de Cônicas II ou Paralipômenos – “e o mar pôs, ao lado direito (o grifo é meu), para a banda do oriente, para sudeste (o grifo é meu).

Dessa forma, sabemos que a porta de entrada do Templo maçônico é pelo Ocidente, e não como no templo hebraico que era pelo Oriente. Assim no espaço de trabalho maçônico, à frente e ao fundo, fica o Oriente; à direita o Sul e, por extensão, próximo a banda do Oriente, ao Sul, fica o sudeste. Essa tem sido a localização do Mar de Bronze prevista no Ritual do REAA.

Dado a esses comentários, o Mar de Bronze permanecerá no Templo do REAA onde está, isto é, a sudeste, próximo da "mesa" (não altar) do Chanceler. Nesse sentido, mesmo que sob alegações de estudiosos, segue-se o previsto no Ritual, não sendo permitida a mudança de lugar.

Entenda-se, por fim, que para a Maçonaria, a importância iniciática está propriamente no ritual de purificação por meio do elemento água pelo qual passa o iniciado. O lugar em si, parece que é de menos importância.

É essa a minha opinião.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB-PODER CENTRAL.

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

2 comentários:

  1. Tragam as Colunas para dentro do Templo ou levem o Mar de Bronze para fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esse é o seu ponto de vista, devo respeitá-lo, contudo o meu é diferente do seu. Obrigado pela visita. T.F.A.

      Excluir