segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO. QUAL É O TERMO CORRETO?

Através do New GOB Net, em 21/06/2021 o Respeitável Irmão Gustavo Velásquez Santos, Lojas União Araguarina, 924, GOB, Oriente de Araguari, MG e Justiça e Verdade, 1.459, GOB, Oriente de Capinópolis, MG.

 

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO.

 

Qual é o termo correto na aferição, Telhamento ou Trolhamento?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Termo correto em Maçonaria é Telhamento, como consta na maioria dos rituais. Telhamento tem a ver com a "cobertura" do Templo. Portanto, cobre-se o Templo com telhas e não com trolhas.

O termo foi equivocamente difundido pela Maçonaria brasileira em tempos passados. Tem-se feito o possível para extirpar esse erro que se espalhou pela maçonaria tupiniquim, contudo, como uma erva daninha, vez por outra ele aparece.

A palavra telhamento é um neologismo maçônico consagrado. A cobertura dos trabalhos é um Landmark e trata do sigilo. Os oficiais encarregados da cobertura são os Cobridores - termo que tem tudo a ver com telhadura (telhamento). Assim, o Cobridor é quem cobre o Templo. Por exemplo, quem se retira é que tem o Templo coberto para si, no caso, coberto pelo Cobridor. Quem examina a qualidade maçônica de alguém procede o “telhamento”.

Trolha é a colher do pedreiro e, segundo bons dicionários, é também a desempoladeira que está muito longe, como objeto, de ser utilizado para cobrir o espaço para alguém. Trolha, como elemento simbólico na Maçonaria, alisa e significa aparar eventuais arestas que possam existir entre os Irmãos. Já a telha é o elemento utilizado para cobrir - dentre outros, proteger da chuva e das "goteiras".

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

2 comentários: