sábado, 18 de dezembro de 2021

TRABALHO DE APRENDIZ SOBRE O CARGO DE VENERÁVEL MESTRE

Em 03/06/2021 o Respeitável Irmão Valmir Heleno, Lima, Loja Liberdade e Glória, 4.033, REAA, GOB-BA, Oriente de Glória, Estado da Bahia, apresenta a dúvida seguinte:

 

TRABALHO DE APRENDIZ SOBRE O VENERÁVEL MESTRE

 

Gostaria de tirar uma dúvida. No meu tempo de Aprendiz a gente não poderia apresentar um trabalho falando do Venerável Mestre. Ontem em reunião um Aprendiz apresentou seu trabalho em Loja falando sobre o Venerável Mestre. Me dirigi ao 1º Vigilante e falei que o Aprendiz só poderia apresentar Trabalho sobre tema Aprendiz mesmo que ele tenha 4 meses de Iniciado como ele consentiu o Aprendiz apresentar uma peça acima do seu Grau se ainda não tinha conhecimento. (Na minha opinião não pode, mais gostaria da opinião do Irmão.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Entendo que vai depender do que o Aprendiz abordou no seu trabalho. Se for algo que envolva história, origens desse cargo, etc., e não tenha se enveredado para aspectos velados como, por exemplo, da Instalação e do próprio grau de Mestre Maçom, é perfeitamente possível e natural essa abordagem por um Aprendiz. Eu diria, até salutar.

Vale mencionar que o Venerável Mestre é também o dirigente da Loja em que
o Aprendiz faz parte do quadro, portando não há nenhum problema nesse sentido. O próprio RGF, inclusive, menciona as obrigações e os direitos do Venerável Mestre, destacando que esse Diploma Legal é aberto a todos os maçons da Obediência, sejam eles Aprendizes, Companheiros ou Mestres.

Aliás o tema que envolve cargos em Loja é matéria importante para que os praticantes do 1º Grau de início já conheçam a organização iniciática e administrativa da Loja. É, inclusive matéria abordada em livros que compõem as bibliotecas maçônicas.

Assim, não há o porquê de se escandalizar com o tema abordado pelo Aprendiz, desde que ele não tenha avançado por veredas que ainda não lhe digam respeito.

Completando, lembro que a Maçonaria Brasileira já viveu sua noite dos mil anos (como ficou conhecida a Idade Média pela sua obscuridade) por um bom tempo, isto é, caminhava no passado ainda sustentada por folguedos, crendices e superstições, coisa natural de uma época em que muito pouco se sabia sobre a história da Sublime Instituição. Hoje, graças às luzes do esclarecimento, mas sem ferir nossas tradições, usos e costumes, muitos desses conceitos anacrônicos, a bem da Ordem, academicamente perderam guarida diante da razão e da verdade, preceitos que amparam a Moderna Maçonaria.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário