quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

O LUGAR DO MESTRE DE CERIMÔNIAS - REAA

Em 24.05.2024 o Respeitável Irmão Robson Lopes, Loja Mestre Hiram, REAA, GOB-RJ, Oriente de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, apresenta o que segue:

 

LUGAR DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

 

Estudando os rituais de 1804, e em observação aos Graus Filosóficos, nota-se que o Mestre de Cerimônias teria lugar na Coluna do Norte originalmente, próximo ao Irmão Tesoureiro.

Quando que ocorreu essa mudança para a Coluna do Sul e, por curiosidade, o GOB tem planos de realocá-lo ao seu posto do primeiro ritual?

Outra dúvida que possuo é sobre o andamento de uma Sessão de Instrução.

Recordo-me de em algum momento ler em uma fala sua a qual seria aberta e passada diretamente ao Tempo de Estudos com horário mais flexível que o quarto de hora estipulado.

Contudo, encontro pouco material sobre esse tipo de sessão. No caso é tão somente abertura, tempo de estudos, tronco de beneficência e encerramento, ou tem leitura de ata e expediente também?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

É bom que se diga que o ritual de 1804 para o simbolismo do REAA foi um projeto de ritual que infelizmente logo se deturpou pela intromissão do Grande Oriente da França.

A Loja Geral Escocesa, criada em 1804 para gerenciar a elaboração desse primeiro ritual, e extinta em 1816, orientava o lugar do Mestre de Cerimônias na Coluna da Beleza (Sul).

A intromissão do Grande Oriente da França criando, naquela época, as hoje extintas Lojas Capitulares, acabaria trazendo uma série de deformações por comparação com a liturgia do Rito dos 7 Graus (Rito Francês, ou Moderno).

Isso fez com que um amontoado de equívocos ritualísticos acabasse ingressado no Guia dos Maçons Escoceses de 1820/21, inclusive inversões de alguns titulares nas Colunas se assemelhando com o Rito Francês.

À vista disso, o Ritual de 1829, logo a seguir, acabou conservando muitas dessas contradições, as quais paulatinamente, com a evolução dos rituais, foram sendo corrigidas ao longo dos séculos XIX e XX.

A bem da verdade, este tema aborda um emaranhado de fatos e contradições que carecem, por parte do pesquisador, de uma observação atenta e acurada.

O que de fato se sabe atualmente é que em 1804 a Loja Geral Escocesa foi criada para fazer o primeiro ritual para o simbolismo do REAA, visto a sua inexistência para as Lojas de São João na Europa.

               Dentro do Grande Oriente da França, este deveria ser um trabalho independente e sem nenhum comprometimento, pelo menos a princípio, com as práticas do Rito Moderno (Francês), especialmente porque este rito historicamente seguia as práticas dos “Modernos” da Primeira Grande Loja inglesa.

Visando não se aproximar das práticas dos Modernos, a construção deste primeiro ritual para o REAA seguiu procedimentos inerentes aos Antigos, os quais eram rivais dos Modernos.

Um dos documentos básicos para a construção do ritual de 1804 foi a "exposure" denominada “As Três Pancadas Distintas”, a despeito de que os rituais dos Modernos se relacionavam com à "exposure" Jachin e Boaz.

Graças a isso, é que não é tão simples se concluir que "no ritual de 1804 (que nem era ainda ritual) o Mestre de Cerimônias sentava na Coluna do Norte".

O que de fato se sabe é que no aprimoramento dos rituais simbólicos para o escocesismo, consagradamente o assento do Mestre de Cerimônias fica na Coluna do Sul, apesar de ainda existirem rituais que seguindo o costume dos Modernos, ainda coloca o Mestre de Cerimônias na Coluna do Note.

Face ao exposto e sem qualquer previsão para alteração, o ritual do REAA, revisado em 2024 e em vigência no GOB, coloca o assento para o Mestre de Cerimônias na Coluna do Sul.

Quanto à Sessão de Instrução seria inapropriado se escrever aqui um ritual para essa ocasião. Em uma sessão de instrução, prevista no RGF, abre-se a Loja normalmente em sessão ordinária, nela se tratando apenas assuntos relacionados à instrução e à educação maçônica.

Nos rituais revisados do REAA, GOB, edição 2024, o Tempo de Estudos passou de 15 para 30 minutos, podendo ainda, neste período, a critério do Venerável Mestre, ser permitida a informalidade ritualística do giro da palavra, o que facilita o debate.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

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