segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

TRATAMENTO DA LUZES DA LOJA EM CÂMARA DO MEIO

 

Em 18.05.2024, o Respeitável Irmão Anderson de Oliveira Filho, Loja Três Poderes, 2305, sem mencionar o Rito, GODF, GOB, Oriente de Brasília, DF, apresenta o que segue:

 

O TRATAMENTO DAS LUZES.

 

Venho mais uma vez, venho consultar o Irmão no sentido de esclarecer, se possível, um questionamento que não soube responder, que é o seguinte:

Por quê da denominação e seu significado de "Respeitab Mestre, VVenerab IIr 1º e 2º Vigilantes e Ven, no Grau de Mestre Maçom?

Antecipadamente agradeço e fico no aguardo!

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Provavelmente essas formas de tratamentos diferenciadas, com caráter superlativo, existem para qualificar o grau de Mestre Maçom (espiritualidade) perante os dois outros graus que o antecedem (materialidade). Nesse sentido, a plenitude maçônica também revela, pelo seu tratamento, um maçom refinado, espiritualmente preparado.

            Como na Câmara do Meio todos os Irmãos são Mestres Maçons, visando destacar este caráter de igualdade, todos os Mestres são tratados por Veneráveis Irmãos.

Assim, para diferenciar o tratamento formal das Luzes (eleitas para governar a Loja)
dos demais cargos, aplicou-se ao portador do 1º Malhete o título distintivo de Respeitab
(termo derivado de respeitável) no sentido de ser muito respeitável, grande e formidável. Nesta mesma conduta, para os VVig deu-se o tratamento de Venerab, (termo derivado de venerável) no sentido de ser extremamente venerável.

Os tratamentos diferenciados para as Luzes da Loja, também têm a função destacar outros cargos dos cargos de portadores de Malhete.

Vale pôr em evidência que antes de 1725, ainda não existia o grau especulativo de Mestre Maçom, senão os cargos de Aprendiz e de Companheiro.

Como o 3º Grau somente foi oficializado em 1738, o Grau de Companheiro cedeu boa parte da sua liturgia para a construção do Grau de Mestre.

Com o aparecimento da lenda hirâmica pelo advento do 3º Grau, o personagem lendário principal, Hiran Abif, genericamente já era tratado como Respeitab Mestre. Esse fato ajudou a alavancar distinções de tratamento para os integrantes de uma Câmara do Meio.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário