Em 28/05/2024 o Respeitável Irmão José Luiz Gnoato, Loja Estrela de Davi, 3880, REAA, GOB-SP, Oriente de Paraguaçu Paulista, Estado de São Paulo, faz a pergunta seguinte:
USO DA PALAVRA NO ORIENTE
Eu consultei seu blogue a respeito do uso da palavra no oriente. Na sessão de ontem, o Orador ficou em pé e a ordem, para falar como irmão. Me chamou atenção, porque já fui orador, e agora como secretário, nunca usei da palavra em pé ocupando estes cargos. Minha dúvida: tanto em pé como sentado, ao iniciar a fala, é necessário se dirigir ao Venerável, Vigilantes e demais Irmãos, ou basta se dirigir a todos e depois iniciar a fala? Claro que em pé tem que ficar a ordem, mas, se um Mestre no Oriente, sem cargo, decide falar sentado, como inicia a fala?
CONSIDERAÇÕES:
No Oriente, salvo nas ocasiões em que o ritual determine ao contrário, quem estiver usando a palavra pode falar sentado. Todavia, se por deferência resolver falar em pé, deve então ficar à Ordem.
Sentado ou em pé, o usuário da palavra primeiro deve se dirigir à Loja de modo protocolar dizendo: “Venerável Mestre, IIr∴ 1º e 2º Vigilantes, Autoridades, demais Irmãos”. Inicia depois a sua fala.
Concluída a mesma, se estiver em pé, desfaz o Sin∴ de Ordem pelo Sin∴ Pen∴ e volta a sentar-se.
Não confundir “modo protocolar de se dirigir à Loja” com “saudação maçônica”. Saudações em Loja são feitas sempre pelo Sin∴ Pen∴ do grau. O ritual de Aprendiz Maçom do REAA em vigência (2024) determina, na sua página 43, as ocasiões em que se deve prestar saudação em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário