sábado, 4 de janeiro de 2025

PARAMENTOS DOS SUBSTITUTOS DAS LUZES DA LOJA - REAA

Em 27/04/2024 o Respeitável Irmão Wilson Nogueira, Loja Aurora Mineira, 89, REAA, GOMG, Oriente de Caldas, Estado de Minas Gerais, faz a pergunta seguinte:

 


PARAMENTOS DOS SUBSTITUTOS

 

Pesquisando na literatura maçônica, ainda não consegui uma explicação convincente.

E para tal, recorro aos seus conhecimentos na seguinte questão:

Sou 1° Vig de minha Loja (*não instalado*).

Na ausência do V M, como devo substituí-lo? Com os paramentos de 1° Vig? O 1° Vig com os paramentos do 2° Vig? O 2º Vig com avental e faixa somente (1° Diác)?

É assim mesmo?

Obs.: sessão econômica.

 

COMENTÁRIOS.

 

Tradicionalmente, nos tempos em que a Maçonaria ainda passava pela transição operativa-especulativa e ainda não existiam propriamente os ritos maçônicos, quando o dirigente principal da Loja (antigo Mestre da Loja, depois Venerável Mestre) não estivesse presente, quem assumia a direção dos trabalhos era 1º Vigilante, o qual, por sua vez era substituído pelo 2º Vigilante. Assumia o lugar do 2º Vigilante outro Irmão comprovadamente "experiente".

Com o decorrer do tempo, por volta do século XVIII, já no período especulativo da Ordem, apareceriam os ritos e os rituais maçônicos. A Maçonaria Especulativa transformava-se em Moderna Maçonaria e era inaugurado, em 1717, com a fundação da Primeira Grande Loja de Londres e Westminster, o sistema obediencial, no qual paulatinamente as Lojas foram se subordinando.

No REAA, rito maçônico que apareceu no início do século XIX, o substituto legal do Venerável Mestre é o 1º Vigilante, e o do 1º Vigilante é o 2º Vigilante. No caso, o 2º Experto, por ter seu lugar na Coluna do Sul, preenche o lugar do 2º Vigilante. Inclusive, esta distribuição está prevista no novo Ritual de Aprendiz, REAA, edição 2024 do GOB.

No tocante aos paramentos dos que substituem, é de se dizer que infelizmente algumas Obediências começaram a inventar, criando paramentos diferenciados para os Vigilantes, inclusive punhos, o que não é original no REAA. Com isso começaram a aparecer dúvidas sobre quais paramentos os substitutos devem usar ao substituírem um titular.

Na realidade, no REAA, os Vigilantes vestem, ou pelo menos deveriam vestir, apenas o avental de Mestre Maçom ou, se for o caso, o de Mestre Instalado. Obviamente acompanhado de um colar com a joia distintiva de Vigilante. Apenas isso.

Como no GOB os paramentos são diferenciados para os Vigilantes do REAA, que inclusive usam punhos, o Ritual de Aprendiz vigente (2024) menciona que os substitutos legais do Venerável Mestre e dos Vigilantes usam seus próprios paramentos e devem usar as joias dos titulares que eles substituem.

Vale ressaltar que nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação do REAA, estando ausente o Venerável Mestre, quem deve substituí-lo é o Ex-Venerável mais recente da Loja.

Sob nenhuma hipótese o substituto do Venerável pode usar o avental e os punhos de Venerável Mestre. Substituindo o Venerável, o substituto usa a joia do titular faltoso.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário