sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

VOTAÇÃO SEM DEBATE

Em 26.04.2024 o Respeitável Irmão Francisco Kennedy C. de Souza, Loja Estrela da Fronteira, 2024, GOB-MS, REAA, Oriente de Mundo Novo, Estado do Mato Grosso do Sul

 

EM VOTAÇÃO SEM DEBATE

 

Mais uma vez recorro aos teus conhecimentos e peço para sanar uma dúvida que surgiu em Loja. Enquanto uma proposta era discutida para posterior votação, se iriamos ou não realizar determinada tarefa, surgiu no oriente uma terceira opção. Essa opção seria incluída na votação após o encerramento da palavra no oriente.

Me vi, no ocidente, forçado a lembrar aos irmãos que se essa 3ª opção de votos fosse incluída na votação, que ela deveria circular novamente no ocidente, uma vez que ela não existia no início da discussão quando o Ven propôs a discussão.

Me informaram que o REAA em sua peculiaridade, tem disso: conforme a palavra (assunto) vai circulando, surgem novas ideias e elas podem ser votadas. Até aí eu concordo, porém minha dúvida é: pode ser incluída sem ser apreciada por toda a loja, isto é, não deveria voltar a discussão agora com 3 opções antes da votação?

Desde já agradeço a tua atenção e tempo dedicado aos assuntos da Ordem.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Inicialmente eu gostaria de dizer que o REAA não tem nada a ver com questões administrativas das Lojas. Por exemplo, não existe nada no REAA que se relacione com o Ven Mestre apresentar proposta dessa forma. É bom que se diga que boa parte do andamento litúrgico de um rito deve seguir o que está previsto na Constituição e Regulamentos de cada Obediência.

          Também acho estranho o Venerável Mestre, fora da pauta, que foi por ele elaborada, ainda apresentar proposta dessa forma.

Vale lembrar que o Venerável Mestre não participa de votações abertas, senão quando couber a ele o voto de qualidade para desempatar um resultado.

Quanto à questão propriamente dita e apresentada, se alguma matéria aparecer e que de fato mereça inclusão no debate, com aquiescência do Orador, o assunto deve ser discutido pela Loja inteira e não apenas por parte dela.

Penso que diante dessa aparente irregularidade, o Orador deveria antes interferir solicitando que a palavra voltasse ao debate seguindo o giro completo de costume, ou seja, as discussões a respeito recomeçariam a partir da Coluna do Sul.

Ao concluir, destaco que os meus comentários sobre o fato não possuem nenhum caráter laudatório, senão apenas o de uma opinião. Afinal, este não é propriamente um assunto para o Secretário de Orientação Ritualística se envolver.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário