Em 17/05/2024, o Respeitável Irmão Christian Emmanuel Dantas Roque, Loja Libertas Quae Será Tamen, 1180, GOB MINAS, sem mencionar o Oriente, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
TRANSFORMAÇÃO DA LOJA PARA AUMENTO DE SALÁRIO
Hoje minha Loja ocorreu o seguinte fato, iria ter uma sabatina de um Companheiro, a mesma iria iniciar no grau de Aprendiz, o Venerável veio falar comigo e perguntei se a votação da aprovação se daria logo em seguida a sabatina, o mesmo me informou que sim, perguntei se seriam duas transformações? Porque vai ter que transformar a Loja em grau de Companheiro para a sabatina do companheiro (no caso retira os Aprendizes e deixa os outros Companheiros) mas se a votação para aprovação seria em seguida teria que retirar os Companheiros e transformar a loja em Mestre para que a votação seja realizada, pois no meu entender se permanecesse em grau de companheiro não se justificaria retirar os companheiros e sendo assim os mesmos poderiam votar para Exaltação o que seria errado, pois só Mestres podem votar para o Companheiro ser exaltado. Bom queria saber se meu pensamento está errado. Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo grande trabalho, aprendi muito com sua entrevista ao canal maçonizando.
COMENTÁRIOS
Esse excesso de transformação de Loja não ocorreria se a Loja, com a Ordem do Dia organizada pelo Venerável Mestre, fosse aberta já no 2º Grau, não no 1º. Isso certamente economizaria transformação e retorno, e não atropelaria o andamento dos trabalhos
É bom que se diga que os aumentos de salário devem obedecer às regras oriundas do RGF, o qual deve ser consultado em sua Sessão IV, das Colações de Grau, Artigos 36, 37 e seguintes.
Conforme previsto no Diploma Legal, no caso de um candidato à Exaltação, a sabatina e a votação para aumento de salário deverão ocorrer após ter a Comissão de Admissão e Graus da Loja apreciado a Peça de Arquitetura e se posicionado pelo andamento do processo nos trâmites seguintes.
Assim sendo, depois do parecer da Comissão de Admissão e Graus, o Venerável Mestre, com antecedência deverá marcar a sabatina nos conformes do questionário que foi elaborado pela Loja. Esta sabatina ocorrerá na Ordem do Dia de uma Sessão do 2º Grau. Desta forma, no mesmo dia em que ocorrer a sabatina, também deverá ocorrer a votação para o aumento de salário solicitado pelo 1º Vigilante. O procedimento deverá ocorrer na Ordem do Dia porque a matéria exige votação.
Concluída a sabatina, ainda na Ordem do Dia o Venerável Mestre manda que a Loja seja coberta ao(s) Companheiro(s) e manda, conforme o ritual, fazer a transformação dos trabalhos, do 2º para o 3º Grau.
Com a Loja transformada em Câmara do Meio, o Respeitab∴ Mestre, mediante parecer do Ven∴ Ir∴ Ord∴, deverá colocar o aumento de salário em votação na forma de costume. Concluídos estes procedimentos, a Loja será novamente transformada em Loja do 2º Grau e os Companheiros são readmitidos. O Venerável Mestre então comunica ao(s) Companheiro(s) sabatinado(s) a decisão, se for o caso marca a Sessão Magna de Exaltação para uma data apropriada.
Em linhas gerais, é isto que se encontra previsto no RGF.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário