quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

INGRESSO DE RETARDATÁRIO NOS TRABALHOS

Em 24.09.2025 o Respeitável Irmão Moisés Pinho da Silva, Loja Guardiões da Fênix, 4768, REAA, GOB-PB, sem mencionar o Oriente, Estado da Paraíba, apresenta a questão seguinte:

 

INGRESSO DE RETARDATÁRIO

 

Meu Irmão Pedro Juk, quando um Irmão chega retardatário e solicita ingresso no Templo numa Sessão no Grau de Mestre, quais são as batidas corretas que ele deve executar para adentrar no recinto? Mantém a universal (3)?

E quanto ao Cobridor Interno, qual é a forma adequada de responder a essas batidas e conduzir o ingresso do Irmão ao seio da Loja?

Alguns irmãos defendem que o Cobridor deve responder com as batidas de aprendiz mais uma
e aguardar a resposta do irmão retardatário.

Depois no Grau de Companheiro. Isso vai prolongado até chegar ao grau de Mestre se o irmão retardatário for Mestre.

Espero que tenha sido claro com minhas indagações.

 

CONSIDERAÇÕES

 

O procedimento é o mesmo que ocorre no grau de Aprendiz e de Companheiro.

Cabe ao Cobridor Interno, ao fazer a verificação, informar ao atrasado (que só atrapalha a sessão) que a Loja está aberta no 3º Grau. Sendo o atrasado um Mestre Maçom, ingressará formalmente em momento oportuno pela Marcha do 3º Grau na forma de costume.

Não existe aumento de bateria na porta do Templo para atender retardatários, o que há, não importa o grau, é a bateria universal de Aprendiz. Só isso, nada mais.

Atentar para o que está escrito no Ritual de Aprendiz vigente do REAA, página 210, itens “Ir Atrasado”, “Bateria na Porta” e “Desconhecido Atrasado”.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário