Em 16/09/2025 o Poderoso Irmão Pedro Bueno, Secretário Estadual do GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a seguinte questão.
ATIVIDADE DOS EXPERTOS
Quando da visita de um Irmão desconhecido aos membros de uma Loja e já com a sessão em andamento, em consulta a vosso blog verifiquei que a orientação passada é de que a devida verificação da regularidade desse visitante deva feita pelo Ir∴ 2º Exp∴. Essa informação, também, encontra-se de forma clara no Ritual de Aprendiz - pág. 36, quando o Ven∴ solicita a ele (2º Exp∴) que se dirija à Sala dos Passos Perdidos para verificar se há visitantes. Até aqui tudo claro, porém, ao lermos o Ritual de Instalação - pág. 112 quando é dada posse ao 1º Exp∴ é dito: (...) sua função é verificar se todos os que pretendem entrar no Templo, sem serem da Loja, são IIr∴ regulares. Diante dessa divergência tenho recebido algumas consultas solicitando esclarecimentos sobre qual é o procedimento correto a ser adotado. Quem deve fazer a verificação? Peço vossa orientação para poder orientar de forma correta os IIr∴ de nosso Oriente.CONSIDERAÇÕES
De início, devo salientar que prevalece o que está previsto no Ritual 2024 do REAA vigente no GOB.
Infelizmente o Ritual de Instalação, talvez pelas circunstâncias da sua criação, ainda traz muitos paradoxos em relação aos rituais do simbolismo dos ritos praticados no GOB.
Adianto que vem aí novos rituais de Instalação, agora separados individualmente por rito. Este processo já está em fase de diagramação e ajustes para impressão.
Assim, os novos rituais de Instalação virão corrigidos, acabando com muitas "discrepâncias", tais como essa mencionada na sua questão.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário