quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

TOQUE

Em 02/10/2025 o Respeitável Irmão Wellington Trindade Rodrigues, Loja Alferes Tiradentes, 2101, sem mencionar o Rito, GOB MINAS, Oriente de São João Del Rei, Estado de Minas Gerais, formula a seguinte pergunta:

 

TOQUE

 

Olá, meu Ir, como vai? Mais uma vez recorro à sua orientação. Gostaria de saber se o toque do Grau 1 serve apenas para reconhecimento, ou se também pode — e deve — ser utilizado no convívio diário com os IIr já reconhecidos. Pois não vejo um consenso.

 

CONSIDERAÇÕES

 

                SSin, TToq e PPal, não obstante o alto significado iniciático que cada um deles possui, também resguardam os verdadeiros segredos da Moderna Maçonaria. Na prática, por ser um costume haurido da Maçonaria primitiva (de Ofício), eles protegem a Maçonaria regular dos cowans e bisbilhoteiros.

Graças a isso, nos parece ser completamente desnecessário o uso do Toq no convívio diário entre maçons conhecidos.

Obviamente que nos trabalhos em Loja e nos telhamentos previstos pelo cobridor de cada grau, é natural a sua utilização. Do mesmo modo, quando, pelas circunstâncias, seja necessário se identificar um desconhecido. Fora isso, não há o porquê do seu uso aleatório.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2029

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário