segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

CESSAR APROVA - TAÇA DAS VICISSITUDES

Em 19.09.2025 o Respeitável Irmão Gerson J. Peron, Loja Athena, 4249, REAA, GOB-RS, Oriente de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte pergunta:

 

CESSAR A PROVA

 

Olá irmão tudo bem? estava passando o ritual grau 1 pag. 140, quem bate primeiro o malhete agora é o 1º Vig? Percebo que só nesse momento da taça do que muda?

Qual o sentido dessa mudança?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Na verdade, o que estava equivocado era o que constava anteriormente no ritual de 2009, hoje revogado. Já o novo ritual vigente (2024) corrigiu essa distorção.

Na prova da Taça das Vicissitudes, ou Taça Sagrada, a sequência das salvas com de golpes de malhete não se trata de um encadeamento hierárquico que deva começar pelo Venerável Mestre.

             Essa passagem ritualística, que ocorre mediante a expressão facial do Candidato depois de simbolicamente ter esgotado os restos dos amargores da vida, trata-se de um pedido (súplica) feito pelos IIr 1º e 2º VVigem favor do recipiendário ao Ven Mestre, que interrompe a prova imediatamente.

A ação ritualística demonstra a rogação e o aceite, pelo que o Ven Mestre, quando dá imediatamente um golpe de malhete e encerra a prova, ordenando que o Candidato seja retirado.

Assim, no novo ritual não há propriamente uma mudança, mas a correção de uma distorção que alterava substancialmente o sentido da prova. Ora, quem está no comando das ações é o Venerável Mestre, portanto não faria sentido ele pedir a interrupção para ele mesmo.

Finalmente, é necessária a total compreensão de cada período iniciático para que o andamento litúrgico faça sentido. Por serem questões veladas, o significado muitas vezes somente é encontrado nas entrelinhas.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogsot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário