Em 18.09.2025 o Respeitável Irmão José Branco Sobrinho, Lojas Hermes, 3608 e Estrela Polar, 4619, REAA e Rito Moderno, respectivamente, GOB-RS, Oriente de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue:
USO DA PALAVRA
É um prazer e privilégio contatar com o irmão, Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB e um baluarte do REAA, onde faço a seguinte pergunta, que acabou tornando-se dúvida entre irmãos das citadas lojas:
Quando da Pal∴ a Bem da Ord∴, o irmão, em pé, no sinal do grau e antes de começar a falar fará a obrigatória saudação às Luzes, às autoridades maçônicas (se presentes) e aos demais irmãos, conforme preconizam os rituais do GOB (Ven∴ M∴, IIr∴ 1° e 2° VVig∴, AAut∴ com assento no Or∴, IIr∴ MM∴...).A questão é a seguinte:
1) A cada saudação, o irmão que pediu a palavra
(já com o sinal armado), desfaz esse sinal,
após saudar o Ven∴ M∴; faz
o sinal para saudar os IIr∴ VVig∴ e
desfaz, e, assim por diante, ou:
2) Ele faz o sinal e se mantém neste após fazer todas as saudações devidas?
Nossas Lojas faziam como descrito em 2), até a visita do Secr∴ Adj∴ de Or∴ Rit∴ do Rito Moderno, do GOB/RS à Loja Estrela Polar e explicar que o correto é o que consta em 1).
Diante disso, gostaria de vosso esclarecimento que será sempre oportuno às nossas lojas gobianas.
CONSIDERAÇÕES
A princípio, as Lojas que trabalham no REAA obrigatoriamente seguem o ritual vigente do REAA, as Lojas que trabalham no Rito Moderno seguem o que estiver previsto no ritual vigente do Rito Moderno. Isso é ponto pacífico.
No mais, é legalmente proibida qualquer interferência na liturgia e ritualística de um, em outro rito. Cada rito tem o seu próprio ritual vigente por Decreto do Grão-Mestre Geral.
Assim, no caso do REAA, aquele que for usar da palavra deve antes se dirigir protocolarmente à Loja (isto não é saudação). No caso, depois de ter sido autorizado, o usuário da palavra fica em pé com o Sin∴ de Ord∴ do grau composto e, sem desfazê-lo, cita por primeiro o cargo de Ven∴ Mestre, depois dos IIr∴ 1º e 2º Vigilantes, em seguida, genericamente (sem nominá-las uma a uma) as Autoridades presentes, os Mestres do Sul, do Norte, os Aprendizes e os Companheiros.
Nessa ocasião não se faz sinal individualmente a cada cargo citado. O usuário da palavra deve manter o Sin∴ de Ord∴ composto até o encerramento da sua fala, quando então deverá desfazer o Sin∴ e imediatamente se sentar.
Quanto aos procedimentos para o Rito Moderno, imagino que essa Autoridade estadual - mencionada na sua questão – esteja equivocada, no entanto, por prudência sugiro consulta ao Secretário Geral Adjunto para o Rito Moderno do GOB, cujo contato lhe enviarei no privado.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário