quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

SESSÃO CONJUNTA E O USO DO CHAPÉU

Em 10/09/2025 o Respeitável Irmão Oscar Brandão Muniz, Loja Inconfidentes, 3459, REAA, GODF/GOB, Oriente de Guará, Distrito Federal, apresenta a seguinte questão:

 

SESSÃO CONJUNTA

 

Numa sessão conjunta todos os Veneráveis Mestres devem usar o chapéu, ou somente aquele que presidirá a sessão?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Para que uma sessão seja conjunta é preciso que as Lojas sejam incorporadas. Para que isso ocorra tambémé preciso que todas elas trabalhem no mesmo rito e, no caso, sejam federas ao Grande Oriente do Brasil (páginas 74 e 75 do Ritual de Aprendiz do REAA vigente no GOB).

              Assim, estando duas ou mais Lojas incorporadas, elas trabalham em uma sessão conjunta. Nessa condição, as Lojas dividem os cargos entre elas, não podendo, sob nenhuma hipótese, dois ou mais titulares ocuparem um mesmo cargo.

Em função disso, nos trabalhos de uma sessão conjunta de Aprendiz ou de Companheiro, apenas o Venerável Mestre que estiver dirigindo os trabalhos é que usa chapéu. Em Grau de Mestre Maçom, todos usam chapéu.

Para finalizar, reitera-se: em uma sessão conjunta onde duas ou mais Lojas atuam, haverá apenas um Venerável Mestre, um 1º Vigilante, um 2º Vigilante, um Orador, um Secretário, e assim por diante. As Lojas Incorporadas, em comum acordo, decidem quais os Irmãos que ocuparão os respectivos cargos nos trabalhos conjuntos. Não pode haver dois ou mais ocupantes para o mesmo cargo.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB 

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário