quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

OCUPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDOS

Em 10/09/2025 o Respeitável Irmão Hiram Andreazza de Freitas, Loja Regente Feijó III, 1456, REAA, GOB-SP, Oriente de Itu, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

 

OCUPAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDOS

 

Tenho grande interesse pela ritualística e gostaria, se possível, de tirar uma dúvida com o Irmão que consideramos a autoridade máxima ritualística no GOB. A dúvida é sobre o tempo destinado aos estudos. Primeiramente, muito feliz com a alteração de 15 minutos para até meia hora, pois considero esse momento fundamental para a formação contínua dos obreiros. A dúvida que surgiu em nossa sessão foi a seguinte: seria possível realizarmos dois trabalhos, com temas distintos, de 15 minutos cada, dentro do tempo de estudos?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Quem organiza a distribuição as matérias relativas ao período de instrução (Tempo de Estudos) é a Loja, em particular pelo Venerável Mestre e os Vigilantes.

Assim sendo, dentro dos trinta minutos previstos para o período, o uso do tempo deve ser organizado com instruções previstas no ritual e temas que envolvam doutrina, filosofia, legislação, história, simbologia maçônica, além de matéria técnico-científica ou artística, que seja de interesse da Sublime Instituição ou da cultura humana.

Nesse sentido, se os temas programados pela sua Loja estiverem dentro dos trinta minutos previstos, a matéria é perfeitamente exequível.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário