Em 27/09/2025 o Respeitável Irmão Álvaro Mattos da Costa Filho, Loja Fé e Perseverança, 426, REAA, GOB-SP, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta:
LUGAR DO RECÉM-INICIADO
Segundo o nosso Ritual de Aprendiz, os recém iniciados devem sentar-se no topo da Coluna do Norte próximo ao Primeiro Vigilante.
Eles devem sentar-se ali até completarem o interstício para serem elevados ou somente no dia da iniciação?
Conto mais uma vez com sua orientação.
CONSIDERAÇÕES
Como praticamos um rito solar, como é o caso do REAA, o Iniciado, no dia da sua iniciação, senta-se próximo à Coluna Zodiacal que representa a constelação de Áries (perto do 1º Vig∴).
Na maioria das vezes essa representação iniciática ocorre apenas no dia da iniciação, podendo, nas demais sessões que virão, o Iniciado ir ocupando indistintamente o banco reservados aos AApr∴ junto à parede Norte - isso é plausível e aceitável.
No entanto, também é possível que durante o seu tempo de aperfeiçoamento (é o mais correto), a Loja opte pela gradativa aproximação do Iniciado da grade do Or∴, seguindo assim cada um dos dois ciclos naturais representados pelas colunas encravadas na parede Norte – senda iniciática do Apr∴.
À vista de tudo isso, a coluna representativa de Áries marca o início da jornada iniciática do Apr∴, o qual, simbolicamente partindo da primavera (Áries), irá alcançar o final do seu ciclo no verão (Virgem).No REAA a primavera e o verão simulam o caminho iniciático do 1º Grau. Isso explica o porquê da existência de seis Colunas Zodiacais na parede Norte do Templo. As outras seis, que ficam ao Sul, não fazem parte da jornada desse grau.
Para concluir, vale observar que a revolução anual da Natureza, base dessa alegoria solar, tem, na Maçonaria, como referência, o hemisfério Norte da Terra, onde a primavera começa no dia 21 de março.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2023

Nenhum comentário:
Postar um comentário