Em 07/10/2025 o Respeitável Irmão Édson dos Santos, Loja Regeneração Sul Bahiana, 994, REAA, GOB BAIANO, Oriente de Ilhéus, Estado da Bahia, apresenta as seguintes questões:
ESTANDO EM PÉ
1⁰) na última sessão, um irmão questionou sobre as posições dos irmãos Orador e Secretário estarem à Ordem, na conferência das peças pelo Venerável. Na página 59 do ritual 2024, não menciona que fiquem à ordem. Quis saber se a postura havia mudado.
2⁰) no REAA, podemos colocar a Loja em recreação, para se discutir algum assunto?
3⁰) no encerramento da sessão, o Venerável usando o ritual para ler, ele pode ficar em pé, sem estar à Ordem? Já que está com seu instrumento de trabalho.
CONSIDERAÇÕES
1 - Isso é tão elementar que não precisa estar escrito no ritual. É amplamente conhecido que em Loja aberta do REAA, quem estiver em pé, deve se colocar à Ord∴, ou seja, em pé, corpo ereto, pés em esquadria, compondo o Sin∴ de Ord∴ do grau. Sinceramente, penso ser inacreditável que ainda há IIr∴ do REAA que desconhecem essa regra.
À vista disso, obviamente que os IIr∴ Orad∴ e o Secr∴, ficam à Ord∴ nessa ocasião. Sempre foi assim, e nada mudou. À propósito, é bom lembrar que ninguém fica à Ord∴ sentado.
2 – Conforme menciona o ritual vigente do
REAA no GOB, não está previsto se colocar a Loja
em recreação, ou em família,
durante os trabalhos. O que está previsto é no Tempo de Estudos, se a ocasião
demandar, o Ven∴ Mestre pode ocasionalmente dispensar o
giro na palavra para melhor fluidez durante os debates, se alguma instrução
demandar. Concluídos os debates no Tempo de Estudos, imediatamente é
restabelecido o giro da palavra. Isso não pode ser confundido com colocar a Loja
em recreação, ou em família.
Discussões que mereçam votação ocorrem na Ordem do Dia. Conforme o ritual, nesse período também não está prevista a colocação da Loja em recreação para debates. Assim, recomenda-se, se o assunto for polêmico e requerer longos debates, que o Ven∴ Mestre marque, na forma regimental, uma sessão administrativa e transfira para ela o debate, trazendo, posteriormente, as conclusões para serem votadas na Ordem do Dia de uma sessão ordinária regular. Vale ressaltar que em uma sessão administrativa os debates são isentos de giro ritualístico da palavra, embora ordeiros. Por tudo isso, reitera-se: não há período de recreação previsto no ritual.
3 - Se na ocasião, o Ven∴ Mestre estiver em pé e com as mãos ocupadas, por certo ele estará impedido de compor e fazer o sinal, no entanto, mesmo assim deverá se manter em pé, corpo ereto e os pés em esquadria. Seria o caso se ele estivesse segurando o ritual para efetuar alguma leitura.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário