quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL II - CERIMONIAL

Em 22/09/2025 o Respeitável Irmão Moisés Pinho da Silva, Coordenador da 2ª Circunscrição do GOB-PB, Oriente de João Pessoa, Estado da Paraíba, pede esclarecimentos para o que segue:

 

INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL

 

Venho, com a devida vênia, solicitar esclarecimento acerca do procedimento correto relativo à condução do Pavilhão Nacional.

após a execução do Hino Nacional e a devida saudação ao Pavilhão, qual é a forma correta de condução pelo Porta-Bandeira: deve ser levado ereto, em posição vertical à frente do corpo, ou admite-se que seja conduzido apoiado ao ombro?

 

APONTAMENTOS

 

            Todo o cerimonial em Loja para a Bandeira Nacional pode ser encontrado, por rito, no Decreto 1476/2016 em vigência no GOB.

Em sínteses, o Decreto menciona que a Bandeira Nacional é introduzida pelo titular sobre o ombro e inclinada para trás em ângulo de 45 graus; ingressando no Templo com a Bandeira, o seu condutor para (estaciona) entre colunas, próximo à porta e a coloca na vertical para o canto do Hino Nacional; após a execução do Hino, a Bandeira é finalmente conduzida ao Oriente pelo titular da mesma forma como quando foi introduzida no Templo.

Outras dúvidas, consultar o Decreto acima mencionado.

 

T F A

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário