Em 21/09/2025 o Respeitável Irmão Valcir Vianna Martins, Loja Gênesis, 3089, REAA, GOB-RS, Oriente de Cachoeirinha, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão.
DIÁCONOS
No ritual, pág. 26, a fala do 2º Diácono "para ser o executor e transmissor de suas ordens...”. Ele está se referindo às ordens do 1º Vig, ou do Ven∴ Mestre?
CONSIDERAÇÕES
Antes é bom que se diga que no Ritual de Aprendiz do REAA em vigência do GOB essa fala, relativa ao 2º Diácono, não aparece na página 26.
Dito isso, a dialética de abertura que envolve os Diáconos é apenas ilustrativa e tem o fito de preservar um antigo costume oriundo dos nossos ancestrais operativos, onde os mensageiros (oficiais de chão) atuavam nos imensos canteiros medievais que abrigavam uma grande construção – de uma catedral, por exemplo.Por conta disso, remeto o Irmão à leitura no Ritual de Aprendiz do REAA em vigência (2024), nele atentar para a observação que consta na página 49, bem como o que consta no final da página 204. Observe-se que de maneira prática os Diáconos atuam apenas como mensageiros na liturgia da transmissão da palavra e nada mais.
Ao finalizar, reitera-se: a dialética de abertura que envolve os Diáconos é apenas um artifício figurado para conservar um antigo costume, mas que na prática ele de fato não existe.
T∴ F∴ A∴
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário