quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

PARAMENTOS/SUBSTITUTO DO VENERÁVEL - REAA

Em 23/09/2025 o Respeitável Irmão Gustavo Ribeiro Pereira, Loja Filhos de Hiram IV, 3027, REAA, GOB-RS, Oriente de Marcelino Ramos, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:

 

SUBSTITUTO/PARAMENTOS

 

Bom dia, Eminente Ir Pedro Juk. Mais uma vez, entro em contato com o irmão para tirar dúvidas.

Atualmente estou na função de 1º Vigilante, não usando o meu avental normal de MM, mas os paramentos inerentes ao cargo (avental, colar e punhos respectivos).

Na ausência do Venerável Mestre em Sessão Ordinária, ao assumir e não sendo Mestre Instalado, como seria o paramento? Uso o meu avental normal de Mestre Maçom (ao invés do
1º Vig com rosetas), com o colar de Venerável Mestre, sem os punhos?

 

CONSIDERAÇÕES

 

No REAA, como substituto emergencial, em uma sessão ordinária o 1º Vig assume o cargo de Ven Mestre vestindo o avental e punhos de 1º Vigilante. Veste também a joia de Venerável Mestre, empunha o 1º malhete e ocupa o sólio (trono). O substituto deve deixar a joia de 1º Vig para o seu substituto na primeira vigilância.

Vale ressaltar que esta não é uma situação corriqueira, mas de caráter emergencial.

Outras observações: caso o 1º Vig de ofício seja um Mestre Instalado, na eventualidade dele substituir o Ven Mestre, o mesmo assume com seus paramentos de Mestre Instalado. Deve vestir também, por cima do colar e joia de M I, o colar com a joia distintiva de Ven Mestre. Nessa contingência, o substituto usa chapéu conforme prescrito no ritual do REAA.

Finalizando, nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, eventualmente faltando o Ven Mestre, vestindo os paramentos de M I e usando chapéu, assume o Ex-Venerável Mestre mais recente da Loja (veste também o colar e joia de Ven Mestre).

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário