quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ORIGEM E AUTORIA DO PAINEL DO APRENDIZ DO REAA

Em 21/09/2017 o Irmão Matheus Silva, Loja Bento Gonçalves, 2450, REAA, GOB-RS, Oriente de Santiago, Estado do Rio Grande do Sul, pede o seguinte esclarecimento:

ORIGEM E AUTORIA DO PAINEL DO APRENDIZ DO REAA.


Sou integrante da nossa Respeitável Ordem, estou fazendo um trabalho para a Loja de Aprendiz intitulado "O Painel do Aprendiz Maçom", dentre outras fontes cheguei ao seu Livro intitulado “Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçom", o adquiri e aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho, contudo, gostaria de lhe perguntar quanto à autoria do Painel utilizado pelo REAA GOB, o Painel de origem francesa de acordo com a página 95 deste livro...quem seria e data de autoria há algum registro? Sei que não é o Irmão John Harris. Agradeço desde já pelo auxílio.

CONSIDERAÇÕES:

PRIMEIRO PAINEL DO REAA
Sobre esse Painel propriamente dito eu não tenho a data precisa, mas o seu conteúdo certamente foi se adaptando conforme o ritual se aperfeiçoou ao longo do século XIX até o XX, a despeito de que o primeiro ritual simbólico do REAA\ somente apareceria na França em 1804. Nesse ritual o Painel era diferente do que é atualmente conhecido.
Em termos de Maçonaria simbólica francesa, nos meados do século XVIII, o que comumente era conhecido igualava-se aos costumes previstos pelos Modernos de Londres em 1717 (a França não conhecia o sistema da Grande Loja dos Antigos de 1751).
É por essa razão que o Painel do primeiro grau do Rito Moderno ou Francês continua até hoje muito parecido com a Tábua de Delinear do Craft Inglês.
PAINEL ATUAL
Como o simbolismo do REAA\, que embora filho espiritual da França trouxesse consigo influências anglo-saxônicas hauridas das Lojas Azuis norte-americanas alinhadas aos Antigos Ingleses de 1751 (Lawrence Dermott), os Painéis entre essas duas vertentes foram paulatinamente se diferenciando na França.
Assim, o Rito Moderno, embora francês, adotaria costumes da vertente moderna inglesa, enquanto que o REAA\, igualmente nascido na França, em seu simbolismo vestiria, além do seu ideário naturalmente francês, também um viés inglês pela influência trazida da Maçonaria Norte-Americana.
Devido a esses predicados, os Painéis dos ritos de origem francesa, à exceção do Moderno, se estruturariam no simbolismo condizente à doutrina francesa de Maçonaria (deísta). Na realidade são os ditos Painéis de origem francesa a exemplo dos adotados pelo REAA\ e pelo Adonhiramita, sendo que esse último inverte a posição das Colunas B\ e J\ em relação às que aparecem no Painel do escocesismo.
PAINEL RITO MODERNO
Pode-se afirmar então que durante o período de evolução dos Painéis apareceriam na França mais de uma centena de Quadros da Loja com conteúdos diversos e de autoria de inúmeros artistas.
Nesse sentido, para responder com precisão quem seria o autor e qual seria exatamente o Painel do REAA\ que se transformou naquele que atualmente conhecemos, eu teria que me dedicar uma pesquisa específica sobre o assunto. Aliás, é o meu propósito, mas futuramente e de acordo com a ordenação do meu tempo.
O que eu poderia adiantar a respeito é que a versão atual do Painel de Aprendiz provavelmente tomou seu formato definitivo entre o final do século XIX e começo do XX, a despeito de que se devam ainda levar em consideração no curso da história alguns detalhes pertinentes às Obediências francesas como o Grande Oriente da França, a Grande Loja da França e a Grande Loja Nacional Francesa.
Ainda e para concluir, há também que se levar em conta tudo o que disser respeito às inúmeras deturpações que implacavelmente atingiram as gravuras dos Painéis, sobretudo pelo excessivo número de edições de rituais que ainda ocorrem na Maçonaria latina. Daí, ao se montar a grade para pesquisa sobre o assunto, outra deve a acompanhar no intuito de se depurar seus conteúdos simbólicos – os verdadeiros dos falsos – isso, posso lhe garantir que não é uma empreitada das mais fáceis.

T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário