quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

OCUPAÇÃO DO ORIENTE NO INGRESSO DO TEMPLO - REAA

Em 21.09.2017 o Respeitável Irmão Rudi Augusto Drews me remete uma questão enviada pelo Irmão Paulo Carvalho, Loja Sepé Tiaraju, 1774, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre.

OCUPAÇÃO DO ORIENTE NO INGRESSO NO TEMPLO.


No REAA, o Mestre de Cerimônias compõe a Loja e organiza o cortejo no Átrio, para a entrada no Templo, todos os Irmãos revestidos de suas insígnias e trajados conforme
o Ritual, formarão fila dupla obedecendo a ordem prevista no Ritual.
Após as Baterias do Grau na porta de entrada do Templo pelo Irmão Mestre de Cerimônias o Irmão Cobridor Interno abre a porta e a marcha inicia sem o Sinal de Ordem entrando todos em silêncio, ocupando cada qual o seu lugar, conservando-se em pé, voltados para o eixo do Templo. Neste momento os Irmãos Secretário, Orador, 1º Diácono, Mestres Instalados e Autoridades sobem para o Oriente ocupando seus respectivos lugares? Ou esperam no Ocidente pelos Irmãos Venerável Mestre e Mestre de Cerimônias subirem ao Oriente, para só após eles (Irmãos Secretário, Orador, 1º Diácono, Mestres Instalados e Autoridades) subirem e ocuparem seus lugares em Loja?

CONSIDERAÇÕES:

Embora (só para variar) o ritual seja confuso quando indica que “todos” ocupam “cada qual o seu lugar”, conservando-se em pé, “voltados para o eixo do Templo”, o procedimento na verdade não pode determinar indiscriminadamente que “todos fiquem voltados para o eixo”, mas sim de acordo com o que segue descrito:
Obedecendo a ordem prescrita no ritual, os que por dever de ofício, ou de direito, ocupam o Oriente para lá se dirigem diretamente. O último a ingressar é o Venerável Mestre que vai ao sólio conduzido pelo Mestre de Cerimônias.
Embora o ritual mencione que “cada qual o seu lugar”, o que tem causado dúvida é o termo “todos” quando associado a “voltados para o eixo”. É isso que tem dado a falsa ideia de que até os que militam do Oriente devem primeiro aguardar no Ocidente, já que devem ficar “voltados para o eixo do Templo”.
Mas na realidade essa não é a interpretação correta, pois o certo é que cada qual, antes do ingresso do Venerável Mestre, já ocupe o seu lugar em Loja permanecendo em pé e sem Sinal (a Loja não está ainda aberta) – os do Ocidente no Ocidente e os do Oriente no Oriente. Em síntese, no que diz respeito ao Oriente, não se espera primeiro o Venerável nele ingressar para que só depois os demais possam ocupa-lo.
O termo “ficam voltados para o eixo” apenas se aplica àqueles que têm os seus assentos dispostos (colocados, posicionados) nessa direção.
É oportuno mencionar que os assentos dos Cobridores no ritual do REAA\ em vigência estão equivocadamente dispostos (posicionados). O correto é que eles permaneçam junto à porta, porém fiquem voltados para o Oriente e não volvidos um de frente para o outro como lá aparecem dispostos.
Concluindo, antes do Venerável, que vai conduzido pelo Mestre de Cerimônias, todos ingressam conforme a precedência indicada no ritual e ocupam os seus lugares permanecendo em pé e sem Sinal tendo cada um, imediatamente à sua retaguarda, o seu respectivo assento.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017.

2 comentários:

  1. Interessante foi na instalação que fui em uma loja do GOB e o Oriente repleto de autoridades e em dado momento que os não instalados deveriam sair, o Oriente ficou vazio e o Ocidente cheio de MMII...

    ResponderExcluir