quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

ESTRELA FLAMEJANTE - V

Em 25/09/2017 o Respeitável Irmão Ivair Justino Gonçalves, Loja Lealdade e Justiça, nº 61, REAA, GLEPA, Oriente de Parauapebas, Estado do Pará, solicita o seguinte esclarecimento:

ESTRELA FLAMEJANTE


Em nosso ritual há uma dualidade referente à Estrela Flamejante, na primeira instrução de Aprendiz Maçon, há referencia como sendo o Sol onde se lê. - A Estrela Flamejante representa a principal Luz da Loja. Simboliza o Sol, Gloria do Criador. No ritual de Companheiro Maçom, já deixa claro que a Estrela Flamejante está localizada sobre o altar do Segundo Vigilante. Isso seria um erro do ritual ou está correto em afirmar que os dois podem ser chamados de Estrela Flamejante?

CONSIDERAÇÕES.

De forma alguma.
Antes, porém, seguem alguns comentários necessários sobre a Estrela Flamejante.
Em Maçonaria a Estrela Flamejante somente apareceria na França nos meados do século XVIII.
Como símbolo maçônico especulativo, ela foi um elemento totalmente desconhecido dos maçons operativos e dos primeiros maçons da fase inicial da Maçonaria Especulativa no século XVII. Também era desconhecida na Moderna Maçonaria que seria inaugurada pelo advento da Primeira Grande Loja de Londres no ano de 1717 (os ingleses usam a Estrela de Seis Pontas – Magsen David).
Como parte integrante do simbolismo na vertente francesa de Maçonaria, a Estrela Flamejante, também conhecida como Pentalfa, é associada ao pitagorismo (Pitágoras) e se faz presente nos Templos dos ritos que a adotam como objeto de estudo nos trabalhos do Segundo Grau.
Como símbolo especulativo maçônico ela se apresenta em Loja sempre com a sua ponta única voltada para cima por representar, nela inscrita, a figura de um homem, o que lhe dá a característica de ser conhecida como Estrela Hominal.
Com a ponta única voltada para cima (em posição normal) ela representa os atributos da alta espiritualidade humana (concepção haurida dos ensinamentos pitagóricos). Em posição invertida, ou seja, com a sua ponta única voltada para baixo, ela concebe o homem de cabeça para baixo, ou a figura inscrita da cabeça de um bode, o que lhe dá a ideia dos atributos da materialidade e da animalidade.
A Maçonaria, como Obra de Luz, coloca sempre a Estrela com a ponta única voltada para cima posicionada ao Sul dos seus Templos, tendo-a pendente do teto, ou mesmo nele fixada sobre o Segundo Vigilante como que ocupando a posição intermediária entre o Sol, que está no Oriente e a Lua que está no Ocidente.
Devida essa posição ela se coloca como Luz cálida intermediária e é um dos ornamentos da Loja de Companheiro.
Embora situada pendente ou fixada na porção mediana do teto do Templo, ela não é uma figura astronômica que possa ser comparada com planetas e estrelas que comumente decoram a abóbada nas Lojas do REAA\. Também é errada a sua colocação na parede Sul atrás do Segundo Vigilante como às vezes ela aparece em algumas Lojas.
Uma das características da Estrela Flamejante é a de que a mesma leva inscrita no seu centro a letra “G”, cujo seu significado é “Geometria”, sobretudo pelo simbolismo integrado ao maçom construtor.
A Geometria é também conhecida na Maçonaria como “Quinta Ciência” por ser uma das Sete Ciências e Artes Liberais da Antiguidade (vide a sua divisão em trivium e quatrivium classificada por Boécio).
Isso pode ser conferido nos antigos catecismos maçônicos que assim mencionavam:
- “Por que vos fizestes receber como Companheiro do Ofício?”.
- “Pela letra G”.
- “O que significa essa letra?”.
- “Geometria, ou a Quinta Ciência”.
Infelizmente, com o decorrer dos tempos autores imaginosos fizeram da letra “G” objeto de especulação e de teorias ridículas afastadas da realidade e que acabaram aportando nos nossos rituais. É o caso de comparações como as do tipo Geração, Gênio, Gnose, Ghimel (3ª letra do alfabeto hebraico), etc. Na realidade tudo isso não passa da mais pura especulação.
Como registro autêntico, a Geometria, de origem egípcia, foi levada à Grécia antiga pelos filósofos gregos. Sendo a base da arte de construir, das relações triangulares e do círculo; da Astronomia e da medida das terras férteis do Nilo, ela acabou servindo para os sábios helênicos como fundamento filosófico de Ordem, Equilíbrio e Harmonia do Universo.
De interesse para a doutrina maçônica, essas concepções, já nos primeiros tempos da Maçonaria Especulativa, ou dos Aceitos (século XVII), serviram como comparativos às criações do “Grande Arquiteto do Universo”, “Deus”, “Grande Geômetra”.
Foi graças a isso que a letra “G”, emblema da Geometria, como atributo divino, acabou sendo parte componente da alegoria da Estrela Flamejante como símbolo de ordenação e alta espiritualidade.
Dados esses apontamentos, vamos à questão propriamente dita.
A Estrela Flamejante no Grau de Aprendiz não é comum, pois ela é um objeto de estudo da Loja de Companheiro, inclusive é a chave da senha de reconhecimento do Companheiro. Em Loja de Aprendiz, como ornamento, no máximo ela poderia ser considerada como uma luz intermediária.
Confabulações como as que a apontam como símbolo do Sol e Glória do Criador não fazem nenhum sentido, senão como especulações hauridas de autores imaginosos. Também ser ela a principal Luz da Loja não merece nem comentário tal a sua contradição.
Assim, não existe nenhuma dualidade, porém equívocos relativos a esse símbolo, sobretudo em se tratando do Grau de Aprendiz. Como comentado, a Estrela Flamejante assume uma característica intermediária na senda iniciática, o que a qualifica como uma alegoria do Segundo Grau, sendo para a Loja de Companheiro um dos seus mais importantes Ornamentos.
Só para encerrar, eu gostaria de deixar o seguinte registro sobre o termo Luz da Loja. No REAA\ existem as Luzes da Loja e as Luzes Emblemáticas da Loja, a saber: o Venerável Mestre, o Primeiro e o Segundo Vigilante constituem as Luzes da Loja, também conhecidos como as Luzes Menores. Já o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso compõem os Paramentos da Loja e se denominam como as Três Grandes Luzes Emblemáticas, ou as Três Luzes Maiores. Nenhuma dessas Luzes, tanto as maiores como as menores se relacionam diretamente com a Estrela Flamejante na originalidade francesa de Maçonaria. Portanto, definir a Estrela Flamejante como principal Luz da Loja é alguma coisa que no mínimo deve ser tratada como equivocada[1].

T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017



[1] Estrela Flamejante confundida com a Principal Luz da Loja, bem como com o Símbolo do Sol e da Glória do Criador, muito provavelmente foi tirada de alguns rituais anacrônicos do passado que imaginariamente colocavam às vezes a Estrela Flamejante com a letra G dentro do Delta Radiante. Dada a importância do Delta na Maçonaria como emblema da divindade, determinados articulistas e pseudos-ritualistas acabaram inventando essa associação por entenderem que a Estrela dentro do Delta era um sinônimo de Luz, Criação, Glória e outros predicados mais. Tudo ao gosto da mais pura invenção, mas que infelizmente até hoje, como verdadeiras carcaças de dinossauro, ainda habitam nossos rituais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário