sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

POSIÇÃO DO ESQUADRO E DO COMPASSO - GRAU 02

Em 25/09/2017 o Respeitável Irmão José Antonio Figueiredo de Sousa, Loja Acácia da Vila Prudente, 1648, REAA, GOSP-GOB, Oriente de São Paulo, Capital, formula a seguinte questão:

DISPOSIÇÃO DO ESQUADRO E COMPASSO GRAU 2


Sou Orador recém-empossado na Loja. Solicito sua orientação no esclarecimento de uma dúvida que persiste há tempos sobre a posição do
Compasso no Grau de Companheiro Maçom no REAA.
No ritual do Grau 2 do REAA está descrito "ponta dir\ do Com\ sobre o Esq\" (grifo meu), a seguir uma foto da página do ritual: Tendo em vista essa descrição, qual a verdadeira posição do esquadro? Conforme a seguir, posição "A" ou posição "B"?
Certo de sua atenção fico a disposição e no aguardo de orientações.

CONSIDERAÇÕES.

As fotos que o Irmão menciona infelizmente não vieram com a pergunta.
ESQUERDA                     DIREITA
Conforme a sua exposição na pergunta, do ponto de vista de quem abre o Livro da Lei, segundo o Ritual, confuso como sempre, dá a entender que no entrelaçamento com o Esquadro a ponta do Compasso que vai por cima é aquela que fica apontando aproximadamente para o Sul.
Na verdade o Compasso “possui” hastes, enquanto que o Esquadro possui “ramos”. Assim, conforme a posição dos objetos que vão dispostos sobre Livro da Lei, o Esquadro tem os seus ramos voltados para a parte superior do Livro, enquanto que o Compasso tem as suas hastes voltadas para a base do Livro. Tudo isso do ponto de vista daquele que diante do Altar dos Juramentos fica voltado para o sólio (lugar do Venerável Mestre).
A direita nesse caso é de quem lê o Livro da Lei, portanto direita e esquerda não é a “do” objeto, mas a “do” leitor (vide figura).



T.F.A.

PEDRO JUK



DEZ/2017

Um comentário:

  1. O compasso representa a espiritualidade e o esquadro a matéria, assim sendo, quando os aprendizes deixam a região do setentrião, coluna do Norte, com menos luzes e vão para a coluna do sul, com mais luzes. Nessa passagem do Norte para o Sul ocorre aumento da espiritualidade, com mais luzes do conhecimento, consequentemente há uma predominância do compasso sobre o esquadro, sobre a matéria, então na região onde estão os irmãos companheiros, o compasso fica sobre o esquadro.

    ResponderExcluir