domingo, 17 de dezembro de 2017

QUESTÕES RITUALÍSTICAS - MESTRE DE CERIMÔNIAS, VENERÁVEL E INICIAÇÃO

Em 27/09/2017 o Irmão Adriano Bueno, Aprendiz da Loja Triângulo e Luz, 2542, sem mencionar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Piracaia, Estado de São Paulo, solicita esclarecimentos para o que segue:

QUESTÕES SOBRE RITUALÍSTICA


Estou respondendo um questionário para aumento de salário e dentre as 33 perguntas que me foram passadas, 3 delas não achei resposta.
Como em seu blog tem um vasto material para pesquisa, resolvi perguntar ao sábio irmão.
Segue abaixo minhas dúvidas.
Em que atos ritualísticos o Mestre de Cerimônias porta o bastão?
Em caso de atraso do Venerável Mestre, como se dará entrada ao templo?
Qual a diferença entre Iniciação formal e Iniciação real?

CONSIDERAÇÕES.

Vou responder de modo genérico, pois o Irmão não informa o Rito e a sua Obediência. Sugiro que independente da minha resposta que seja consultado o ritual em vigência e o regulamento da Obediência nos casos que couberem.
1.           Bastão e o Mestre de Cerimônias. Tradicionalmente todas as vezes que ele conduzir alguém em Loja ou quando o ritual assim determinar.
2.           Venerável atrasado. Eu tenho dito: atraso não deve ser legalizado. Sobretudo por parte do Venerável que é o primeiro a não se dar o direito de chagar atrasado.
Como a primeira Luz da Loja, ele deve dar o exemplo.
Assim, até aonde eu conheço, não existe procedimento para tal. Se ele chegar atrasado à sua Loja por motivo justificável ele entra como um membro da Loja e sem nenhuma formalidade especial.
3.           Iniciação formal e real - se é que eu entendi a questão, Iniciação formal é aquela que cumpre a liturgia e a ritualística do rito. É a Iniciação feita obedecendo aos princípios doutrinários do rito e as exigências legais da Obediência.
Já a Iniciação real deve ser aquela que opera a transformação no maçom durante a sua jornada iniciática. É na realidade a iniciação vivida, ou aquela que molda o obreiro conforme as exigências da Arte.


T.F.A.

PEDRO JUK



DEZ/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário