sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

SINAL E TOQUE DO MESTRE MAÇOM NO REAA

Em 18/09/2017 o Respeitável Irmão Márcio Peligrini, Loja Luz da Verdade, 2678, REAA, GOB-PR, Oriente de Chopinzinho, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

SINAL E TOQUE DO MESTRE MAÇOM – REAA.


Tenho uma questão a propor: No Ritual do Grau de Mestre, 2009, nas páginas 132 e 133 aparece a exposição do ensinamento inicial ao Mestre com relação aos Sinais, Toque
s e Palavras. O texto é reproduzido parcialmente a seguir: (fica por mim suprimido o texto para não transcrever excessivamente parte do Ritual)
Quando fui exaltado me ensinaram 4 sinais:
1 – O de Ordem.
2 – O de Adm\.
3 – O de Socor\.
4 – O de Saudação.
Logo, não recebi referência alguma ao Sinal apresentado no destaque em amarelo (trecho por mim suprimido), feito antes dos C\ PP\ PP\. Além disso, no Manual também não encontrei o Sinal de Socor\.
Pergunto: Ele existe? Se sim, onde é ensinado?
Sobre o Sinal descrito em amarelo (trecho por mim suprimido), seria: o Sinal de Aprendiz, depois o de Companheiro e, após a pergunta afirmativa a m\ d\ s\ o p\ e\ e a m\ esq\ na c\ ocorre antes de fazer os C\ PP\ PP\? Isso Está correto?

CONSIDERAÇÕES.

Posso lhe afirmar que os C\ PP\ PP\ da Maç\ são simplesmente tradicionais na Maçonaria. O que existiu é que alguns rituais do passado não o mencionavam.
Felizmente na edição de 2009 do Ritual do GOB eles foram corretamente inseridos no Ritual de Mestre, embora com erros de impressão, o que tornou confuso o gesto de cautela que deve ser utilizado antes da sua execução.
Assim, independente desse equívoco na impressão, o gesto existe sim (não como um Sinal) e fiz a sua descrição dando toda a orientação possível ao seu respeito nos Procedimentos Ritualísticos de Mestre Maçom do GOB-PR, edição 2016, Decreto 1708 do Grão-Mestre Estadual. Concito o Irmão a consulta-lo para dirimir suas dúvidas.
Além dos Procedimentos Ritualísticos o Irmão encontrará no Blog do Pedro Juk em Perguntas e Respostas – http://pedro-juk.blogspot.com.br – publicado no dia trinta de outubro do corrente ano uma resposta intitulada “Mestre – Dúvida no Ritual de Exaltação REAA\ - T\ e Pal\ Sagr\”. Confira.
Na realidade os C\ PP\ PP\ da Maç\ compõem um conjunto de toques que dados ao mesmo tempo perfazem o T\ do Mestre. O gesto (que nada tem a ver com o Sinal de Aprendiz e de Companheiro), bem como o questionário que antecede a composição dos C\ PP\, tem o desiderato de tratar com prudência o ato de verificar a qualidade maçônica de alguém no Terceiro Grau – não formar os C\ PP\ sem as cautelas necessárias.
Infelizmente, o mesmo Ritual de 2009 comete outro equívoco ao produzir uma prática abreviada (veja página 40, segundo parágrafo), o que é uma lástima, já que esse procedimento “preguiçoso” (girando os pp\) só compromete a prudência que é merecida pelos C\ PP\ PP\ e a transmissão da Pal\ Sagr\ do Mestre.
Quanto ao Sinal de Socor\ ele está perfeitamente descrito no Ritual de 2009 na sua página 39, assim como também é mencionado no exemplar dos Procedimentos Ritualísticos aludido acima.

E.T. – Veja nos Procedimentos Ritualísticos do Mestre o nome correto que é dado aos C\ PP\ PP\ da Maç\, antigamente do Companheirismo.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário