sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PELA ORDEM DOS TRABALHOS

Em 02/10/2017 o Respeitável Irmão Marcelo Oliveira Falcão, Loja Caridade Palmense, 3.903, REAA, GOB-PR, Oriente de Palmas, Estado do Paraná, solicita a seguinte informação:

PELA ORDEM DOS TRABALHOS



Minha dúvida é a seguinte: ao constatar alguma irregularidade, na discussão de temas em Loja, às vezes um tanto melindrosos e ásperos, é possível a qualquer dos obreiros, solicitar a palavra "pela ordem", ou essa é uma função do Orador, como fiscal e guarda da Lei?
Mais uma vez, conto com sua dileta ajuda, e desde já, reitero meus sinceros agradecimentos.

CONSIDERAÇÕES.

Em se tratando do REAA\, essa é uma obrigação do Guarda da Lei. Em passando a irregularidade por ele despercebida, então um Mestre Maçom pode pedir a palavra “pela ordem dos trabalhos” para apontar a anormalidade.
O termo “pela ordem dos trabalhos” nada tem a ver com o ato de se “estar à Ordem”.
A manifestação imposta em nome do “pela ordem dos trabalhos” precisa ser fundamentada e não simplesmente para pedir informação ou mesmo tecer outros comentários que não os que abordem a legalidade do momento.
A expressão se fundamenta irrestritamente à finalidade de se cumprir protocolos ritualísticos e assuntos sob o ponto de vista legal inerente à sessão em curso.
Assim, ocorrendo alguma coisa na sessão que se sustente na ilegalidade sem que seja percebida por quem de direito, um Mestre Maçom pode extemporaneamente apontar a ocorrência da anomalia e pedir providências.
A atitude de se usar a palavra pela ordem dos trabalhos somente é privativa àqueles que alcançaram a plenitude maçônica (o grau de Mestre) e se dá se necessário em qualquer momento da sessão sem as formalidades do giro da palavra.
Lembro que “pela ordem dos trabalhos” tem sido uma prática consuetudinária na Maçonaria e não é algo que precise estar escrito no ritual, inclusive como também nele não está escrito que se pode descumprir a lei.
Essa não deve ser uma situação corriqueira, mas esporádica, avaliada a real necessidade dessa intervenção.

T.F.A.

PEDRO JUK



DEZ/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário