quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

RITUALÍSTICA NA SESSÃO ADMINISTRATIVA?

Em 18/09/2017 o Respeitável Irmão Alberto Sobrinho, Loja Liberdade e União, 1158, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita informações:

RITUALÍSTICA PARA SESSÃO ADMINISTRATIVA?


Mano Pedro, fui consultado por meu Venerável Mestre sobre a ritualística de uma Sessão Administrativa no REAA e após consulta no Grande Oriente Brasil-Goiás, nada encontrei, a não ser que reunião Administrativa deve ser feita fora de Loja, reunindo a Diretoria da L
oja para tomada de decisão sobre determinado assunto e diante do deferimento é levado para Sessão e votada.
Considerando que está previsto no RGF, no Art. 108, como seria a Ritualística de uma sessão administrativa, considerando tratar-se de uma Sessão Ordinária.
Que assuntos tratar numa sessão administrativa, em Loja aberta?
Pesquisei o Vade-mécum maçônico e nada encontrei.
Art. 108. As sessões das Lojas serão ordinárias, magnas ou extraordinárias.
São sessões ordinárias as: I – regulares; II – de instruções; III – administrativas; IV – de finanças; V – de filiações e regularizações de Maçons; VI – de eleições da administração e de membro do Ministério Público; VII – de eleições dos deputados federais e estaduais e de seus suplentes;

CONSIDERAÇÕES.

Não existe ritualística movida pela liturgia maçônica para uma sessão administrativa.
Esse tipo de sessão é geralmente efetivado para tratar de assuntos que demandam bastante discussão e debates ocupando tempo considerável, o que não seria muito propício em uma sessão ritualística movida pela liturgia.
Justamente para não se usar práticas ritualísticas, que em debates e discussões se tornam improdutivas, é que “não existe ritualística” nesse tipo de reunião.
Para se realizar uma sessão administrativa, a mesma deve ser convocada pelo Venerável com antecedência prévia conforme o que dispõem os Diplomas Legais e dela participam todos os Irmãos de direito e não só a Diretoria da Loja – uma sessão administrativa não é privativa apenas para os amigos do rei.
É uma reunião maçônica exclusiva para maçons e que tem a característica de não ser movida pela liturgia do Rito, entretanto ela possui o desiderato de discutir previamente um assunto maçônico, agilizando-o para que posteriormente seja levado já pronto o seu resultado até a Ordem do Dia de uma sessão ordinária regular.
Uma sessão administrativa pode ser realizada ocupando o Templo (Loja), ou outro espaço propício para a execução de “trabalhos cobertos”, porém sem abertura ritualística inerente à liturgia do Rito.
Mesmo sem ritual específico, uma sessão administrativa deve ser conduzida ordeiramente pelo Venerável Mestre. Durante a abertura dos trabalhos administrativos o Venerável comunica a finalidade da reunião conforme a convocação que fora previamente fixada em edital.
Uma sessão administrativa desenvolve os seus trabalhos unicamente sobre o assunto designado no seu edital de convocação. Encerrados os debates e as discussões, o Secretário lavra uma ata que será aprovada nesse mesmo dia da sessão.
Sua abertura, desenvolvimento e encerramento se dão atendendo o mínimo de formalidades e protocolos, devendo tudo ser assistido pelo representante do Ministério Público Maçônico que ao final dará o seu parecer sobre se o resultado alcançado deverá, ou não, ser levado para votação na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária regular da Loja.
Mesmo em sessão administrativa, a coleta de benemerência deve ser efetuada conforme os ritos que a possuem, no entanto sem as ritualísticas previstas nos respectivos rituais. Também o Chanceler colherá as assinaturas dos presentes no livro de presenças.
É procedente ainda comentar que como houve convocação prévia para a sessão administrativa, na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária regular da Loja, apenas votarão (sobre o assunto discutido administrativamente e sem mais discussão), aqueles que estiveram presentes na reunião administrativa.
O título “sessão administrativa”, no meu modesto entender, deveria ser trocado por “reunião administrativa sem formalidades ritualísticas”. Penso que com esse título, nenhuma dúvida mais existiria sobre a existência, ou não, de ritualística maçônica nessa ocasião.
Concluindo, se a questão é de tornar ágil cada procedimento de uma reunião administrativa, não faz sentido algum se falar em ritualística para sessões com essa característica.

T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário