sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

USO DE MEDALHAS

Em 25/09/2017 o Respeitável Irmão Nilton Benedito Balthazar, Loja Conciliação e Justiça, 2058, sem mencionar o nome do Rito, GOSP-GOB, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, pede esclarecimentos.

USO DE MEDALHAS.

 
Alguns Irmãos agraciados com medalhas do GOB, às vezes mais de uma, usam-na na faixa (mestre) e outros quando Mestre Instalado usam no colar. Li em algum lugar (não me recordo) que medalhas de condecoração são usadas na lapela do paletó ou quando balandrau, na altura do bolso superior esquerdo, uma vez que já existe uma joia na faixa e ou uma joia no colar do Mestre Instalado. Poderia fazer o esclarecimento?

CONSIDERAÇÕES

Para os que gostam desses adereços, o seu lugar de exposição é comumente usá-los no lado esquerdo do peito na altura do bolso peitoral. No caso do balandrau é a mesma coisa.
Mais comum na lapela esquerda do paletó são os chamados “pins”.
Medalhas e condecorações presas em faixas e colares (alfaias) que são próprios para trazer apensas as joias distintivas do maçom, não me parecem ser um costume apropriado.
Embora existam condecorações e recompensas plenamente legalizadas, portanto de direito, eu pessoalmente prefiro restringir meus comentários a respeito, até porque não sou muito dado a usá-las. As que me foram gentilmente conferidas eu prefiro guarda-las carinhosamente junto aos meus pertences.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2017

Um comentário:

  1. Ainda que 'de direito', como bem definido na resposta, s.m.j. parece-me ostentação, o que foge aos ditames da instituição.

    ResponderExcluir