terça-feira, 13 de dezembro de 2022

BATERIA E ACLAMAÇÃO - SAUDAÇÃO SOLAR

Em 10.06.2022 o Respeitável Irmão Lauro Goerll Filho, Loja Luz, Justiça e Caridade, REAA, GOB-PR, Oriente de Paraíso do Norte, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

BATERIA E ACLAMAÇÃO.

 

Gostaria de saber porque existe a mudança na Bateria do Grau de Aprendiz (3) para Companheiro (5), e isso não é acompanhado na Aclamação, que permanece com 3.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Na verdade, o que deve na ocasião estar de acordo com o grau de trabalho é apenas o sinal e a bateria, exatamente por identificarem o grau em que a Loja está trabalhando.

             Já diferente disso, a aclamação tem caráter universal no REAA, isso porque ela é uma das alegorias herdadas da Loja Mãe Geral Escocesa, então criada em 1804 na França para gerenciar a elaboração do primeiro ritual para o simbolismo do REAA. Como influência direta da Loja Mãe, ela então menciona nessa passagem ritualística apenas três aclamações, seja no 1º como no 2º grau, portanto ela não muda como ocorre com a bateria e o sinal.

Explica-se que a aclamação H é originária de uma saudação antiga ao Sol que os árabes, particularmente os Drusos, faziam no solstício de inverno no Hemisfério Norte.

Como o solstício de inverno traz a noite mais longa do ano, eram então acesas fogueiras enquanto acenavam-se ramos floridos de acácia dando boas-vindas ao Sol que iniciava novamente o seu retorno. Mais tarde, com o advento do Islamismo, Maomé viria proibir essa prática.

Nesse sentido, alguns bons tratadistas mencionam que H é uma corruptela da exclamação Uezza, então clamada na oportunidade pelos Drusos.

Levando-se em conta de que o Natal no Hemisfério Norte é comemorado bem próximo ao solstício de inverno que ocorre a 21 de dezembro, vale lembrar que essa saudação ao Sol tem a mesma conotação do Natalis Invicti Solis (Nascimento do Sol Vitorioso, ou Invicto) do Mitraísmo Persa e Romano.

Diante de que o número três em Maçonaria é uma unidade ternária, essa aclamação solar não se diferencia entre os dois graus. Para o misticismo do REAA a aclamação trinaria (H H H∴) é única e permanece igual em ambos os graus em que ela é pronunciada, ou seja, não muda como ocorre com o sinal e com a bateria.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário