sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

LOJA TRABALHANDO NO REAA APENAS COM SETE MESTRES

Em 20.06.2022 o Respeitável Irmão Norberto Urzedo Queiroz, Loja Vale do Rio Grande, 71, provavelmente REAA, sem mencionar a Obediência, Oriente de Iturama, Estado de Minas Gerais, faz a seguinte pergunta:

 

LOJA COM SETE MESTRES

 

Gostaria que pudesse me esclarecer uma dúvida: Numa Loja com poucos obreiros, normalmente as reuniões acontecem sem o preenchimento de todos os cargos.

Considerando uma reunião com apenas 7 Irmãos Mestres Maçons, naturalmente os cargos ocupados serão: 

Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretario, Mestre de Cerimonias e Guarda do Templo, quem deverá assumir as funções de: 1º Diácono, 2º Diácono, Chanceler, Hospitaleiro e Tesoureiro?

 

CONSIDERAÇÕES

 

De maneira consagrada, uma Loja maçônica somente pode ser aberta com a presença mínima de 7 Mestres Maçons, destacando que nesse contexto cargos em Loja são privativos de Mestres Maçons. No caso do Grande Oriente do Brasil isso é matéria regimental e consta no Regulamento Geral da Federação, portanto, independente de quais sejam os ritos praticado pelas Lojas federadas.

                   Em caso precário, sendo a Loja praticante do REAA são esses os sete principais cargos a serem preenchidos: - as três Luzes da Loja compostas pelo Venerável Mestre e pelos dois Vigilantes; as duas Dignidades, a do Orador e a do Secretário; o cargo de Cobridor Interno para atender ao Landmark do sigilo (nenhuma Loja poderá trabalhar a descoberto); e, por último, o próprio Mestre de Cerimônias (imediato do Venerável) completa
o sétimo cargo.

Ainda no caso do REAA, que possui dois Diáconos para exercer cada um deles o cargo de mensageiro durante a alegoria da transmissão da palavra, de maneira precária ambos os cargos são momentaneamente preenchidos pelo Secretário, que faz a vez do 1º Diácono, e pelo Mestre de Cerimônias, que faz a vez do 2º Diácono.

É oportuno também lembrar que originalmente no REAA não existe formação de pálio, e nem os Diáconos portam bastão, portanto os substitutos momentâneos apenas atuam como mensageiros durante a transmissão da palavra. Reitera-se, cumprido o ofício de obrigação dos Diáconos, cada substituto retorna ao seu lugar.

Quanto ao Chanceler ausente, o seu ofício será desenvolvido pelo Secretário, do seu lugar. Relativo ao Hospitaleiro ausente e a circulação para a coleta do óbolo, a missão ficará a cargo do Mestre de Cerimônias. No tocante ao Tesoureiro ausente, o Orador, do seu lugar, exercerá também esse ofício.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK – SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário