sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

SAGRAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO AOS TRABALHOS MAÇÔNICOS

Em 03.07.2022 o Respeitável Irmão Marcos Albuquerque, Loja Abrahão Jabour, Rito Brasileiro, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, faz a seguinte pergunta:

 

SAGRAÇÃO DE TEMPLO

 

Templos não sagrados podem fazer sessão ordinária?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

             Entendo que se existe ritual para Consagração (sagração) de Templo em vigência, obviamente que uma Loja deve trabalhar ritualisticamente em um espaço consagrado para os trabalhos maçônicos, isto é, tenha sido inaugurado de acordo com o ritual previsto, cujo qual é amplamente conhecido como Ritual para Sagração de Templo.

No caso do GOB há um ritual desses em vigência. O mesmo se encontra encartado em um mesmo volume denominado Rituais Especiais (Sessões Exclusivas), edição de 2016.

Esse volume na realidade contempla vários rituais, como o de Pompas Fúnebres, Sagração de Estandarte, etc. Dentre eles está o de Sagração de Templo.

Por oportuno vale mencionar que o termo "sagração" em Maçonaria nada tem a ver com práticas de conceitos religiosos ou mesmo relacionado a uma religião.

Sagração, no nosso caso, se trata de consagrar, ou seja, dar dignidade a um espaço, ou recinto, para que neles possam ser efetuados trabalhos ritualísticos em sessões ordinárias e magnas.

Em linhas gerais é a inauguração de um espaço próprio para práticas maçônicas. É o lugar ajustado onde se reúne a Loja identificada pelo sei Estandarte.

Nesse sentido, é a Obediência a quem a Loja está subordinada que expede o Ato de Sagração, bem como cabe também a ela nomear a Comissão de Sagração.

Salvo em algumas reuniões em que se admite a presença de não-maçons, no geral Sessões Ordinárias (econômicas) ou Magnas exclusivas para maçons devem ser realizadas em espaços consagrados conforme os costumes.

Por fim, é oportuno lembrar que os trabalhos maçônicos ocorrem em ambientes cobertos, ou seja, onde de fora nada se escute e nem se veja o que se passa. Assim não se justificam certas invencionices de alguns que querem irregularmente realizar as tais “sessões a céu aberto”. Ora, se assim fosse, então que finalidade teria um ritual de Sagração de Templo? Qual a serventia do Ato de Inauguração expedido pela Obediência? Acaso seria o ritual opcional? Parece que não.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário