segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

DISTRIBUIÇÃO DAS COLUNAS ZODIACAIS NO TEMPLO DO REAA

Em 08.06.2022 o Respeitável Irmão Robin João Marczynski, Loja Amor e Caridade, REAA, GOB-PR, Oriente de Ponta Grossa, Estado do Paraná, pede a seguinte orientação.

 

LUGAR DAS COLUNAS ZODIACAIS

 

Preciso de algumas orientações meu caro irmão! As Colunas Zodiacais do nosso Templo não estão posicionadas corretamente, pois duas delas, foram colocadas no Oriente. Todas deveriam estar dispostas no Ocidente! Pretendo fazer uma reforma e deixá-las de acordo com o nosso REAA! Eu solicito, meu caro irmão, se for possível, me encaminhar toda a decoração atualizada do Templo, a fim de que possamos comparar e se for preciso, corrigir distorções que porventura existam para deixá-lo conforme determina a nossa ritualística! Se fosse na Loja Acácia de Itapoá seria bem mais simples, no Rito Schröder! De antemão fico grato!

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                 No que diz respeito à localização das Colunas Zodiacais no REAA, as seis primeiras delas ficam na parede Norte, que é o topo da Coluna do Norte, enquanto as outras seis ficam na parede Sul, que é o topo da Coluna do Sul.

Dispostas equidistantes umas das outras, ao Norte ficam as Colunas representativas das constelações de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem, respetivamente, e ao Sul ficam as Colunas pertinentes às constelações de Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

No Norte, junto ao canto com a parede ocidental e próxima ao 1º Vigilante fica Áries, enquanto que a última desse grupo, Virgem, fica junto à balaustrada, próxima à retaguarda do Tesoureiro. Assim essas são as seis Colunas Zodiacais que se localizam na parede Norte. Como referencial, à sequência direcional dessas Colunas é de Áries para Virgem. O grupo das seis primeiras Colunas indica a jornada iniciática do Aprendiz (da infância para a adolescência – primavera e verão).

No Sul, junto à balaustrada e próxima à retaguarda do Chanceler fica Libra, enquanto que a última desse grupo, junto ao canto com a parede ocidental e próxima ao Mestre de Harmonia é Peixes. Desta maneira, esse é o grupo das seis últimas Colunas Zodiacais que fica na parede Sul. Como referencial, a sequência direcional dessas seis últimas Colunas é de Libra para Peixes. Esse grupo, pertinente às seis últimas Colunas, indica a jornada iniciática do Companheiro e do Mestre (da juventude/amadurecimento para a senilidade – outono e inverno).

As 12 Colunas Zodiacais, por marcarem a jornada iniciática do maçom do simbolismo não devem ocupar, sobre nenhuma hipótese, o espaço destinado ao Oriente. Assim, no GOB essa disposição pode ser encontrada na Planta do Templo no Ritual de Aprendiz do REAA, página 22 em vigência e orientações hauridas o SOR - Sistema de Orientação Ritualística que atua oficialmente por Decreto do Grão-Mestre Geral.

Ao concluir devo salientar que no momento não tenho como elaborar um projeto a respeito, no entanto sugiro ao Irmão uma visita à sede do GOB-PR em Curitiba. Confira os Templos que lá foram construídos e decorados. Eu trabalhei na elaboração do projeto de todos eles. Posso lhe garantir que estão atualizadíssimos.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário