terça-feira, 6 de dezembro de 2022

LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Em 01/06/2022 o Respeitável Irmão Rodolfo Vacari, sem mais nenhuma identificação, REAA, faz a pergunta seguinte:

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS

 

Uma pergunta sobre ritualística: Mestre de Cerimônia pode circular livremente pela Loja, sem autorização expressa do Venerável Mestre?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                    No REAA o Mestre de Cerimônias é o imediato do Venerável Mestre.

Dado a essa função, ele, no exercício do seu ofício, tem liberdade de locomoção pelo recinto, desde que com critério e dentro dos ditames litúrgicos do Rito.

Nesse sentido, ele pode se deslocar livremente pela Loja sem a necessidade de pedir autorização ao Vigilante da sua coluna, ou ao Venerável Mestre.

Isso, contudo, não dá ao Mestre de Cerimônias o direito de indiscriminadamente ficar passando de uma para outra coluna, ou mesmo se dirigir ao Oriente, para como obreiro fazer uso da palavra.

Entretanto, a sua liberdade de ofício não pode ferir as práticas litúrgicas e ritualísticas. Em síntese, por dever de ofício o Mestre de Cerimônias tem sim liberdade de locomoção pelas colunas e pelo Oriente, porém como obreiro, se ele quiser usar da palavra na Ordem do Dia, ou no período da Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, ele deve se pronunciar do seu lugar em Loja, ou seja, da Coluna do Sul pedindo, para tal, autorização ao 2º Vigilante.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário