segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

MUDANDO DE LUGAR PARA PEDIR A PALAVRA NOVAMENTE

Em 08.06.2022 o Respeitável Irmão Antonio Nagib Barbosa, Loja Vigilância e Fraternidade, REAA, GOB-GO, Oriente de Inhumas, Estado de Goiás, faz a seguinte pergunta:

 

PEDIR A PALAVRA NOVAMENTE

 

Eu li sua matéria ORDEM DO DIA E PALAVRA A BEM DA ORDEM, porém ainda fiquei com uma dúvida:

"Após a palavra passar pelas Colunas, o Irmão de qualquer Coluna pode pedir a palavra novamente?" Pergunto isso, pois ontem na sessão da nossa Loja eu fiz um comentário (eu estava na Coluna do Norte) durante a Palavra ao Bem e da Ordem e fui rebatido por Irmãos que estavam no Oriente. Pensei em pedir a palavra "pela ordem", mas desisti. Depois da sessão não conversei sobre esse assunto com os demais Irmãos.

Aguardo vosso retorno.

 

COMENTÁRIO.

 

            A regra consuetudinária é a de que se pede a palavra do seu lugar em Loja. Assim, quem tomar assento na Coluna do Sul, depois de autorizado, falará da Coluna do Sul. Quem tomar assento na Coluna do Norte, depois de autorizado fará uso da palavra na Coluna do Norte. Por conseguinte, quem ocupar lugar no Oriente, se autorizado, falará do Oriente.

Em nome da disciplina ritualística, cada qual deve falar do seu lugar em Loja. Não é permitido mudar de Coluna, ou mesmo ir ao Oriente para fazer uso da palavra – vide o que menciona o Ritual de Aprendiz do REAA logo que o Venerável Mestre declara a Loja aberta.

Isso se aplica a todos os Irmãos que estiverem presentes nos trabalhos de uma Loja aberta. De fato, a todos, inclusive ao Mestre de Cerimônias.

Infelizmente, alguns Irmãos, ocupando o cargo de Mestre de Cerimônias, não raramente acham que pelo simples fato desse cargo lhes permitir liberdade de locomoção pelo recinto (sem pedir autorização), eles também podem fazer uso da palavra em qualquer lugar da Loja. Ora, é ledo engano quem pensa dessa forma, pois corretamente o Mestre Cerimonias pede a palavra do seu lugar, não lhe sendo facultado nenhum privilégio de falar de outro lugar, mesmo que por dever de ofício ele possa estar fora da sua Coluna.

Igualmente não é permitido a qualquer autoridade mudar de lugar para pedir novamente a palavra, ou mesmo repetir o seu uso de outro lugar. Reitero, isso não é permitido a ninguém, seja uma autoridade ou não.

Se por algum motivo plausível alguém resolver pedir a palavra novamente, ele deverá fazer a solicitação do seu lugar ao Vigilante da sua Coluna, ou ao Venerável caso ele esteja ocupando lugar no Oriente. Nesse caso, cabe exclusivamente ao Venerável Mestre concedê-la ou não.

Vale salientar que pedir a palavra novamente é um caso excepcional e não uma atitude corriqueira. O Venerável Mestre deve ponderar muito bem a respeito antes de conceder autorização.

Se por motivo justificado o Venerável autorizar o retorno da palavra, a mesma terá que fazer o giro completo, isto é, não importando de onde tenha vindo a solicitação, o seu retorno se dará sempre a partir da Coluna do Sul.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário