quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

JANELAS SIMBÓLICAS (MARCHA DO SOL) E LIVRO DE PRESENÇAS DA LOJA

Em 03.06.2022 o Respeitável Irmão Milton Souza, Loja União do Horizonte, 119, REAA, MRGLMGO (CMSB), Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta as dúvidas seguintes:

 

JANELAS E LIVRO DE PRESENÇAS

 

Sou leitor assíduo dos seus comentários e pesquisas e solicito opinião sobre dois assuntos:

1) Um excelente irmão de uma loja coirmã, escritor, pessoa bem formada, ex-Venerável, insiste em, se não, abrir fisicamente, pelo menos desenhar nas paredes do seu templo as janelas simbólicas do Painel de Aprendiz. Por mais que eu tente, não consigo demovê-lo
totalmente da ideia. Pode fornecer argumentos que funcionem?

2) O membro Honorário deve assinar no livro de visitantes, não é mesmo? Já no caso do Grão-Mestre, a nossa Constituição informa que o Grão-Mestre é membro efetivo de todas as lojas jurisdicionadas. Assim sendo, entendo que ele assina no juntamente com os Irmãos do quadro da loja. Mas, gostaria que se pronunciasse também sobre isto.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                       Não vejo razão para esse excesso de preciosismo. Se isso não estiver previsto no ritual - espero que não esteja - é improcedente a proposta. Aliás, o melhor argumento para convencer o autor a desistir dessa extravagante proposta é mostrar a ele que próprio ritual não contempla essa ideia.

Ora, as aberturas que marcam simbolicamente a passagem do Sol (as três janelas) aparecem perfeitamente no Painel do Grau, portanto não é indicado que elas
sejam literalmente transportadas para as paredes do Templo, isso é ponto pacífico.

A propósito, vale lembrar que o conteúdo simbólico do Painel é uma representação estilizada da Loja. Portanto, vamos deixar de lado essas invenções que nada contribuem para o crescimento iniciático.

Quanto a questão da assinatura no livro de presenças, no que diz respeito ao Grão-Mestre, não há dúvida que ele é o dirigente de todas as Lojas da sua jurisdição, portanto o mais lógico é que ele assine o livro de presenças dos Irmãos do quadro da Loja em que ele se fizer presente. Todavia, ao seu critério, nada o impede de assinar o livro de visitantes da Loja.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário